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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1420
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Title: Gênero e número nominal : proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari
Authors: Santos, Eneida Alice Gonzaga dos
Orientador(es):: Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Assunto:: Educação indígena
Língua portuguesa
Segunda língua
Etnografia
Issue Date: 2008
Citation: SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Gênero e número nominal: proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: O ensino da língua portuguesa como segunda língua, em específico, o gênero e o número nominal do português para os waimiri atroari é o foco desta pesquisa, que faz a análise contrastiva do gênero e do número nominal das duas línguas, explicando as distinções estruturais das mesmas. Também apresenta os métodos de ensino de segunda língua mais usados nos últimos sessenta anos. E a partir de uma etnografia da escola, considerando os aspectos culturais do povo para a escolha do método de ensino baseado em tarefas como o mais apropriado para este contexto de ensino, apresenta uma proposta de ensino de português como segunda língua para o povo waimiri atroari. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teaching of portuguese as a second language, epecifically the nominal number and gender of the Portuguese for the indigenous people of the waimiri atroari is the focus of this theses. It accomplishes a contrastive analysis of gender and nominal number in both languages, explaning the structural distinctions between them. It also presents the methods of second language teaching used in the last sixtynyears. And from a school etnogrphy, taking into account the cultural aspects of the people for the choice of the task-based language teaching as the most appropriate for this teaching context.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
metadata.dc.description2: Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção de grau de Mestre.
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

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