Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14119
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_AudreyRamosQuast.pdf34,77 MBAdobe PDFView/Open
Title: Expressões do silêncio : a alma nos sentidos : manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual
Authors: Quast, Audrey Ramos
Orientador(es):: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto:: Pessoas com deficiência visual - educação
Sentidos e sensações
Cores - educação
Issue Date: 11-Sep-2013
Citation: QUAST, Audrey Ramos. Expressões do silêncio: a alma nos sentidos: manifestações artísticas e cromáticas para educação de pessoas com deficiência visual. 2013. 176 f., il. Tese (Doutorado em Educação e Ecologia Humana)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente trabalho tem como título Expressões do Silêncio: a Alma nos Sentidos. Manifestações Artísticas e Cromáticas para Educação de Pessoas com Deficiência Visual. A pesquisa visou desenvolver um método que promovesse a cognição cromática e a expressão plástica de pessoas com deficiência visual, por meio de diversificados estímulos aos sentidos, também mediados pela tecnologia computacional. Para atender a expectativas subjetivas do trabalho e complexidade da temática, optou-se pela Fenomenologia como postura de análise. Participaram como sujeitos da pesquisa, vinte e três pessoas e, embora o trabalho seja destinado a deficientes visuais totais, colaboraram pessoas com visão subnormal e normovisuais, com o intuito de subsidiar experiências do método aplicado a indivíduos com diferentes especificidades e, desse modo, observar idiossincrasias dos sujeitos, socializar impressões das produções, auxiliar nas reflexões acerca do fenômeno estudado, buscar compreender o universo do DV no contexto da pesquisa e em outras interações. Para concorrer nesse desenvolvimento, acessar o indivíduo e promover aquisições de toda ordem, destacou- se a Educação pela via da Arte. O método híbrido desenvolvido de cognição cromática e expressão criativa evidenciou poder contribuir, significativamente e em vários âmbitos, para educação de pessoas com deficiência visual, de maneira especial na expansão da percepção, interpretação, inferência e emprego do DV em relação ao ambiente no que concerne ao uso das cores, bem como, na compreensão das contribuições desse uso e manifestações estéticas para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. Os sujeitos participantes demonstraram aquisição de níveis de atuação consciente, autônoma e produtiva quanto às cores e expressividade delas. O silêncio foi metaforicamente empregado, como pertencente apenas à faculdade física de ver e considerou-se que as demais capacidades podem manifestar-se fartamente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is titled Expressions of Silence: The Soul in the Senses. Artistic expressions and Chromatic for Education for People with Visual Impairment. The research aimed to develop a method that promotes cognition chromatic and plastic expression of visually impaired people through diverse stimuli to the senses and also mediated by computer technology. To meet the subjective expectations of work and complexity of the theme, it was decided to Phenomenology as posture analysis. The subjects of the research, twenty three people and although the work is aimed at visually impaired total collaborated people with low vision and sighted in order to subsidize experiments of the method applied to individuals with different specificities and thus observe idiosyncrasies of the subjects, socialize impressions productions, assisting in reflections on the phenomenon, trying to understand the universe of DV in the context of research and other interactions. To compete in this development, and promote access the individual acquisitions of all kinds, they emphasized the Education via the Arts. The hybrid method developed cognition of chromatic creative expression and demonstrated to contribute significantly and in many areas, for education of visually impaired people, especially in the expansion of perception, interpretation, inference, and use of DV in relation to the environment in terms the use of colors, as well as in understanding the contributions of such use and aesthetic manifestations to develop personal, social and professional. The participants demonstrated acquisition of levels of conscious action, independent and productive as the colors and expressiveness of them. The "silence" was used metaphorically, as belonging only to the physical faculty of seeing and it was considered that the remaining capacity can manifest abundantly. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo tiene el titulo Expresiones Del Silencio: el Alma em los Sentidos. Expresiones artísticas y cromática de Educación para Personas con Discapacidad Visual. La investigación tuvo como objetivo desarrollar un método que promueve la cognición expresión cromática y plástica de las personas con discapacidad visual a través de diversos estímulos a los sentidos y también mediada por la tecnología informática. Para satisfacer las expectativas subjetivas del trabajo y la complejidad temática, se optó por la fenomenología. Los sujetos de la investigación, veintitrés personas y aunque el trabajo tiene como objetivo total de deficientes visuales colaboraban personas con baja visión y videntes para subsidiar experimentos del método que se aplica a las personas con diferentes especificidades y así observar idiosincrasia de los sujetos, socializar impresiones producciones, asistiendo en las reflexiones sobre el fenómeno, tratando de entender el universo de DV en el contexto de la investigación y otras interacciones. Para competir en este desarrollo, y promover el acceso a las adquisiciones individuales de todo tipo, que hicieron hincapié en la educación a través de las artes. El método híbrido desarrollado conocimiento de la expresión creativa cromática y demostrado para contribuir de manera significativa y en muchas áreas, para la educación de las personas con discapacidad visual, sobre todo en la expansión de la percepción, la interpretación, la inferencia y el uso de la violencia doméstica en relación con el medio ambiente en términos el uso de colores, así como en la comprensión de la contribución de dicho uso y manifestaciones estéticas para desarrollar personal, social y profesional. Los participantes demostraron adquisición de los niveles de la acción consciente, independiente y productiva como los colores y la expresividad de ellos. El "silencio" se usa metafóricamente, como pertenecientes sólo a la facultad de física de ver y se consideró que la capacidad restante se puede manifestar tan rico y abundante.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ecologia Humana, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14119/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.