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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14108
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Title: Indianizar para descolonizar a universidade : itinerâncias políticas, éticas e epistemológicas com os estudantes indígenas da Universidade de Brasília
Authors: Paz, Ana América Magalhães Ávila
Orientador(es):: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Coorientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Índios da América do Sul - Brasil - educação (Superior)
Programas de ação afirmativa
Nativos
Aculturação - índios
Issue Date: 10-Sep-2013
Citation: PAZ, Ana América Magalhães Ávila. Indianizar para descolonizar a universidade : itinerâncias políticas, éticas e epistemológicas com os estudantes indígenas da Universidade de Brasília. 2013. 239 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Este estudo analisa os aspectos significativos da itinerâncias do grupo multiétnico de estudantes indígenas ingressos nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio do Convênio de Cooperação FUB/FUNAI 001/2004, componente indígena Plano de Metas de Ações Afirmativas na Universidade de Brasília, no período de 2008 a 2012. Trata-se de uma etnopesquisa crítica com aproximações à pesquisa-ação, que teve como objetivo analisar e refletir criticamente situações cotidianas do percurso acadêmico, evidenciando a subjetividade dos estudantes participantes. As reflexões construídas coletivamente apontam para a necessidade de descolonização do pensamento acadêmico hegemônico que separa o conhecimento científico dos saberes tradicionais, para que ocorra o diálogo intercultural com os povos indígenas nas instituições de ensino superior públicas. Destaca ainda as aprendizagens, o protagonismo, a resistência e o amadurecimento acadêmico, político, ético e epistemológico dos estudantes.Revela opreconceito sutil que afeta os estudantes indígenas na Universidade de Brasília e sugere ações para a inclusão apropriada aos interesses desses estudantes e seus povos, na perspectiva de uma ecologia de saberes, proposta por Boaventura de Sousa Santos. Aponta também a necessidade de fortalecimento das parcerias interinstitucionais entre as IES que aderiram à inclusão indígena, tomando a iniciativa do diálogo interministerial para apoiar os povos indígenas representados por estes estudantes. Isso exige um posicionamento político, ético e epistemológico a favor dos povos indígenas por parte dessas instituições, bem como buscar recursos orçamentários para garantir a permanência destes estudantes, pois a questão não é de fácil resolução, nem destituída de polêmicas e enfrentamentos com o próprio Estado. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzes significant aspects of the comings and goings of the multiethnic group of indigenous students entering undergraduate courses of the University of Brasília through the FUB/FUNAI 001/2004Cooperation Covenant, indigenous fraction from theAffirmative Actions Goals Plan of the University of Brasília, throughout the interval from 2008 to 2012. It is an ethnic critic research with similarities to action research that aims to analyze and reflect on daily situations of the students’ academic journey, pointing out the subjectivity of its participants. Reflections built collectively point to the need of decolonizing the hegemonic academic thought that separates scientific knowledge from traditional knowledge for intercultural dialogue with indigenous peoples in higher education public institutions. It also highlights the learning, protagonist action, resistance and students’ academic, political, ethical and epistemological maturity. This research reveals the subtle prejudice affecting indigenous students of the University of Brasília and suggests actions for appropriate inclusion of these students’ and their peoples’ interests under the perspective of the ecology of knowledges proposed by Boaventura de Sousa Santos.It also points out the necessity of strengthening the inter-institutional collaboration among the Institutions of Higher Education that joined the inclusion of indigenous students and it takes the initiative of inter-ministries dialogue to support those peoples represented by the indigenous students. This calls for a political, ethical and epistemological positioning from these institutions in favor of indigenous peoples as well as seeking financial resources to ensure permanence of the students, as the matter is not one for simple solution nor it lacks controversy and tackles the State itself on its issues. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette étude examine les aspects significatifs des allers retours dugroupemultiethnique d'étudiants autochtones qui se sont inscrits dans les course de baccaleauréatà l'Université de Brasilia par l'accord de cooperation FUB/FUNAI 001/2004 partie intégrante du Plan d'actions afirmatives de l'Université de Brasilia, période 2008-2012, relatif aux populations autochtones. Il s'agit d'une "ethnorecherche" critique qui se rapproche à la "recherche-action". La recherche a eu comme but analyser et reflechir de façon critique sur les situations quotidiennes du parcours académique, mettant en évidence la subjectivité des élèves participants.Les réflexions construites collectivement soulignent la nécessité de la décolonisation de la pensée académique hégémonique qui sépare la connaissance scientifique des connaissances traditionnelles, afin de provoquer le dialogue interculturel avec les peuples autochtones dans les établissements d'enseignement supérieur public. La recherche souligne, aussi, le protagonisme, la résistance et la maturité académique, politique, éthique et épistémologique des élèves. Cette étude révèle les préjugés subtiles envers les étudiants autochtones à l'Université de Brasilia et suggère des actions pour l´inclusion appropriée, selon les interêts de ces élèves et ses peuples, avec la perspective d´une "ecologie des savoires" proposé par Boaventura de Sousa Santos. La recherche identifie, également, la nécessité de renforcer les partenariats institutionnels entre les établissements d'enseignement supérieur qui ont adhéré à l'inclusion des populations autochtones, en prenant l'initiative du dialogue interministériel pour soutenir les peuples autochtones représentées par ces étudiants. Cela demande un choix politique, éthique et épistémologique en faveur des peuples autochtones de la part de ces institutions, ainsi que la provision des ressources budgétaires pour assurer la rétention de ces élèves, parce que la questionn'est pas facile à résoudre, non dénuée de controverses et d'affrontements avec l'Etat lui-même .
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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