http://repositorio.unb.br/handle/10482/13407| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| 2013_MonigueAndradeCampos.pdf | 683 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | O papel de instruções falsas e verdadeiras sobre o efeito sunk cost | 
| Auteur(s): | Campos, Monique Andrade | 
| Orientador(es):: | Abreu-Rodrigues, Josele | 
| Assunto:: | Reforço (Psicologia) Controle (Psicologia) | 
| Date de publication: | 25-jui-2013 | 
| Data de defesa:: | 11-mar-2013 | 
| Référence bibliographique: | CAMPOS, Monique Andrade. O papel de instruções falsas e verdadeiras sobre o feito sunk cost. 2013. x, 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Résumé: | O  efeito  sunk  cost  é  definido  como  a  tendência  a  persistir  em  um  curso  de  ação  que  se tornou  desvantajoso,  uma  vez  que  já  se  investiu  esforço,  tempo  ou  dinheiro.  O  presente estudo  investigou  se  a  história  experimental  com  instrução  verdadeira  ou  falsa,  ou  sem instrução, afeta o efeito  sunk cost. Estudantes universitários foram expostos a um cenário 
financeiro  em  que  deveriam  tentar  comprar  lotes  de  ação.  Ao  tentar  uma  compra,  o participante deveria pressionar a barra de espaço do teclado de um computador; quando a compra era efetuada, um ponto era adicionado ao contador.  Para desistir de uma tentativa de compra, o participante deveria clicar com o mouse no botão “Desistir”, presente na tela; nesse  caso,  um  nova  tentativa  era  iniciada.  Na  Fase  de  Treino,  o  mais  vantajoso  era persistir  na  tentativa  de  compra,  em  oposição  a  desistir.  Para  o  Grupo  Instrução 
Verdadeira, havia uma instrução que indicava ser melhor persistir e para o Grupo Instrução 
Falsa, uma instrução que dizia ser melhor desistir; para o Grupo Sem Instrução, não havia instrução.  Na  Fase  de  Teste,  desistir  de  uma  tentativa  de  compra  era  a  alternativa  mais vantajosa (persistir, então, exemplificaria o efeito sunk cost). Essa fase foi dividida em três condições: com instrução verdadeira na primeira e terceira condições e com instrução falsa na  segunda.  Na  Fase  de  Treino,  os  participantes  de  todos  os  grupos  persistiram  nas 
tentativas.  Na  Fase  de  Teste,  os  participantes  sem  história  com  instrução  verdadeira continuaram persistindo (efeito sunk cost), mesmo sendo mais vantajoso desistir e mesmo quando  havia instrução  verdadeira.  Os  participantes  com  história  de  instrução  verdadeira, por  outro  lado,  persistiram  ou  desistiram  de  acordo  com  as  instruções.  A  incidência  do 
efeito  sunk  cost  é  afetada  pela  acurácia  das  instruções  acerca  do  desempenho  mais vantajoso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The sunk cost effect is a tendency to persist in a disadvantageous endeavor once an investment of effort, time or money has been made. The present study investigated whether an experimental history with true and false instructions, or with no instruction, affects the sunk cost effect. College students were exposed to a financial scenario in which they should attempt to purchase lots of shares. When attempting a purchase, the participant should press the space bar in a computer keyboard; when a purchase was made, one point was added to the counter. When quitting a purchase attempt, the participant should click with the mouse on the “Quit” button, shown on the screen; in this case, a new trial was initiated. In the Training Phase, the most advantageous choice was to persist in attempting to purchase instead of quitting. For the True Instruction Group, there was an instruction indicating that persisting was the best choice, and for the False Instruction Group, the instruction indicated that quitting was the best choice; for the No Instruction Group, there was no instruction. In the Testing Phase, quitting a purchase attempt was the most advantageous choice (persisting was an example of the sunk cost effect). This phase was divided in three conditions: with true instructions in the first and third conditions, and with false instructions in the second condition. In the Training Phase, the participants of all groups persisted in attempting to purchase. In the Testing Phase, the participants with no history of true instructions continued persisting (sunk cost effect), in spite of quitting being more advantageous and even when there was a true instruction. The participants with a history of true instructions, on the other hand, persisted or quit in accordance to the instructions. The sunk cost effect is affected by the accuracy of the instructions on the most advantageous performance. | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013. | 
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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