http://repositorio.unb.br/handle/10482/11566| File | Description | Size | Format | |
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| 2011_MarinaSilvaBicalhoRodrigues.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | Crenças ambientais e comportamentos ecológicos de usuários do restaurante universitário da Universidade de Brasília | 
| Authors: | Rodrigues, Marina Silva Bicalho | 
| Orientador(es):: | Pato, Claudia Márcia Lyra | 
| Assunto:: | Educação ambiental Gestão ambiental  | 
| Issue Date: | 6-Nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 13-Jul-2011 | 
| Citation: | RODRIGUES, Marina Silva Bicalho. Crenças e comportamentos de usuários do restaurante universitário da Universidade de Brasília. 2012. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Abstract: | A Universidade de Brasília constituiu-se ao  longo dos anos como um espaço democrático e 
aberto  para  discussões.  A  proposta  é  que  a  comunidade  acadêmica  opine  sobre  as  ações realizadas na universidade, principalmente naquelas que  se  referem à qualidade de vida nos campi. A implantação de uma política pública de caráter socioambiental foi considerada uma 
das  discussões  que  mais  se  destacou  nas  últimas  décadas.  A  emergência  desta  discussão iniciou-se ainda na década de 90 diante de diversos problemas ambientais vivenciados. Tais problemas corrroboraram para a construção da Agenda Ambiental da UnB – AAUnB. Dentre 
as ações realizadas pela AAUnB, destaca-se a Campanha “Sou UnB, Jogo Limpo: Digo Não 
aos Copos Descartáveis” a qual, desde 2007, promove ações com o intuito de fazer com que a comunidade universitária reavalie seus hábitos de consumo. Em setembro de 2009 a AAUnB, em parceria com o RU, iniciou um processo gradativo de redução dos copos descartáveis no restaurante,  culminando  com  a  eliminação  total  destes  após um  ano de  ações. Diante desse 
contexto, o presente trabalho  investigou crenças ambientais e comportamentos ecológicos de usuários do Restaurante Universitário da UnB frente à substituição dos copos descartáveis por canecas pessoais de material durável. Participaram do estudo 211 usuários do restaurante, dos 
quais  203  (44,3% mulheres)  com média  de  idade  de  22,72  (DP  =  6,04)  responderam  um questionário  contendo  duas  escalas:  uma  de  crenças  ambientais  e  outra  de  comportamento 
ecológico  e  8  participaram  de  uma  entrevista  para  identificar    a  percepção  dos  usuários  a respeito  da  substituição  dos  copos  descartáveis  no RU. As  participações  foram  voluntárias, 
anônimas e sigilosas.  Os resultados revelaram uma aproximação entre as crenças ambientais e os comportamentos ecológicos. Verificou-se que 64% dos usuários acreditam que o uso da caneca  diminui  o  impacto  ambiental  e  a  maioria  (58,1%)  acredita  que  manter  a  caneca higienizada  quando  está  na  UnB  é  fácil.  Com  relação  aos  comportamentos,  24,1%  dos usuários  afirmaram  que  sempre  utilizam  a  caneca  em  outros  ambientes  também  e,  32,5% 
afirmam  economizar  água  quando  higienizam  suas  canecas. Os  resultados  revelaram  ainda que, apesar do apoio à campanha, ainda há pontos que devem ser melhorados como a maior participação  da  comunidade  acadêmica  nas  propostas  de  ação,  estratégias  diferenciadas, 
melhoria nas informações e aumento da divulgação das mesmas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The University of Brasilia was formed over the years as a democratic space for open discussion. The proposal is that the academic community judge about the actions that are taken at the university, especially those that are about the quality of life at the campi. The implementation of a socio-environmental public policy was considered one of the discussions that stood out in the recent decades. The emergence of this discussion began in the decade of 90 faced with environmental problems experienced at the university. Those problems corroborated to the construction of the Environmental Agenda of UnB - EAUnB. Among the actions taken by EAUnB, highlighted the campaign "I´m UnB, fair play. I say no to disposable cups” which, since 2007, promotes actions in order to make the university community to reassess their spending habits. In September of 2009 the AEAUnB in partnership with the University Restaurante – UR, began a gradual process of reduction of disposable cups in the restaurant, culminating in the total elimination of these shares after one year. In front of this context, this study investigated environmental beliefs and environmental behaviors of users of the University Restaurant of UnB forward the replacement of disposable cups mugs for durable personal material. The study included 211 users of the restaurant, wich 203 (44.3% women) with mean age was 22,72 years (SD= 6,04) answered the questionnaire containing two scales: one of environmental beliefs and another of environmental behavior, and 8 participated of a interview to identify the user’s perceptions about the replacement of the disposable cups at UR. The participations were voluntary, anonymous and confidential. The results revealed a rapprochement between the environmental beliefs and the environmental behaviors. I was found that 64% of de users believe that de use of the mugs decrease the environmental impact and most (58,1%) still believe that to hygienic the mugs at the University is easy. With respect the behaviors, 24,1% of the users said that ever have been using the mugs in another places out the UR and, 32,5% claim ever to economize water when wash their mugs. Furthermore, the results revealed that, despite the support for the campaign, still have points that can be better such the most participation of the academic community in the actions proposes, different strategies that can attend a major public, better information about the campaign and more divulgation of the same.  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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