Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9598
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IndicadorAtividadeReflexiva.pdf148,8 kBAdobe PDFView/Open
Title: Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
Other Titles: Reflexive activity indicator and grounded theory : reflexive thinking in information seeking and using
Authors: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto:: Busca da informação
Uso da informação
Issue Date: 2011
Citation: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php>. Acesso em: 18 nov. 2011.
Abstract: O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
Abstract: The methodological approach, consisting of the Reflexive Activity Indicator concurrently applied to Grounded Theory, allows for the identification of the actions and types of thought occurring in a particular case, making it possible to verify the occurrence of reflexive thinking in reports of the subjects during determined actions. This article presents an overview of methodological tools, as well as goals, phases, procedures, evaluation criteria, and limitations. Finally, it exemplifies the use of that benchmark. The results show that most of the thinking used in information seeking and using is of the non-reflexive type. The relationships perceived in this research are of a multi-referential nature, which requires interdisciplinary tools to solve the problem.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9598/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons