Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8175
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf224,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O ensino da história africana : metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi
Outros títulos: Teaching of African history : methodologies and myths – the case study of queen Nzinga Mbandi
Autor(es): Pantoja, Selma
Assunto: Metodologia
Mito
África - história
Data de publicação: Mar-2010
Referência: PANTOJA, Selma. O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi. Revista Cerrados, Brasília, v. 19, n. 30, p. 315-328, mar. 2010. Disponível em: <http://www.revistacerrados.com.br/index.php/revistacerrados/article/view/189>. Acesso em: 01 jun. 2011.
Resumo: Este artigo é uma tentativa de apresentar o percurso bibliográfico das muitas interpretações sobre a figura da rainha Nzinga, desde as primeiras imagens descritas na sua época até hoje. A intenção é captar os momentos das múltiplas representações, tanto nas formas especulativas como uma figura diabólica, ou nas intenções dos usos da figura da rainha mbundu enquanto reforço das construções de identidades. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article is an attempt to present the bibliographical passage of many interpretations about the figure of the queen Nzinga, since the first described images at her time until today. The objective is to catch the moments of the multiple representations, as much in the speculative forms as a devilish figure, or in the intentions of the uses of the figure of the queen mbundu while reinforcement of the constructions of identities.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.