Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7903
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RealidadeConscienciaNacional.pdf97,14 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Realidade e consciência nacional : o sentido político do modernismo
Autre(s) titre(s): Reality and national conscience : the political meaning of modernism
Auteur(s): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto:: Modernismo
Realismo
Política
Date de publication: 2007
Référence bibliographique: FARIA, Daniel. Realidade e consciência nacional: o sentido político do modernismo. História, Franca, v. 26, n. 2, p. 385-405, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 04 maio 2011. doi: 10.1590/S0101-90742007000200019.
Résumé: Este artigo tem como ponto de partida a crítica a uma temática recorrente na história da cultura da Primeira República: a da elite intelectual alienada, superficial. Esta imagem teve como um dos pressupostos o contraponto com o conceito de "modernismo", primeiramente em intelectuais como Tristão de Athayde e Rosário Fusco, elaborado a partir da crença na retomada da consciência sobre a realidade nacional. O paralelismo deste discurso com argumentos elaborados para dar legitimidade revolucionária ao golpe de 1930, no entanto, revela que os termos elaborados à primeira vista para a criação de um projeto cultural eram simultaneamente expressão de anseios políticos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article has as thematic starting point a remark on a recurrent subject in the culture history of the First Republic: the supposed alienation of the intellectual elite. This image has had as counterpoint the concept of modernism, formulated by intellectuals as Tristão de Athayde and Rosário Fusco, which was based on the idea of a conscience that emerged from national reality. The parallelism of this speech with arguments used to give revolutionary legitimacy to the 1930 s blow, however, discloses that the elaborated terms, at first sight aiming at a cultural project creation, were simultaneously an expression of political desires.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742007000200019
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7903/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons