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Título: Mídia e eleições : a campanha de 1998 na Rede Globo
Outros títulos: Media and Elections : the 1998 Campaign and the Globo Television Network
Les Média et les Élections : la Campagne de 1998 à la Chaîne Globo
Autor(es): Miguel, Luis Felipe
Assunto: Comunicação de massa
Eleições
Campanha eleitoral
Data de publicação: 1999
Referência: MIGUEL, Luis Felipe. Mídia e eleições: a campanha de 1998 na Rede Globo. Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 2, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0011-52581999000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2011. doi: 10.1590/S0011-52581999000200002.
Resumo: Com base na observação do impacto da mídia na política, este artigo analisa a cobertura da campanha eleitoral de 1998 pelo programa de notícias TV brasileira principal, o Jornal Nacional, transmitido pela Rede Globo. Um total de 72 edições diferentes do programa foram analisados, identificando o peso atribuído a várias questões e como elas foram enquadradas dentro do orçamento de notícias. Cobertura da Globo priorizou o fait divers, enquanto questões importantes da agenda pública, como o desemprego crescente no Brasil, a seca no Nordeste, e até mesmo a corrida eleitoral em si foram praticamente ignoradas. Enquanto isso, a Globo tratou o agravamento da situação económica, essencialmente, como o próprio governo fez. A conclusão foi que, com base no orçamento de notícias eo enfoque dado às histórias, o programa de notícias objectivamente favorecido a candidatura do presidente Fernando Henrique Cardoso à reeleição. O viés identificado nestes dados chama a atenção mais uma vez a necessidade urgente de rever o papel da mídia na promoção do debate político no Brasil. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on observation of the mass media’s political impact, this article analyzes the 1998 election campaign coverage by the main Brazilian TV news program, Jornal Nacional, broadcast by the Globo Network. A total of 72 different editions of the program were analyzed, identifying the weight allotted to various issues and the way they were framed within the news budget. Globo’s coverage prioritized the fait divers, while significant issues from the public agenda such as Brazil’s increasing unemployment, the drought in the Northeast, and even the election race itself were virtually ignored. Meanwhile, Globo treated the worsening economic situation essentially as the Administration itself did. The conclusion was that, based on the news budget and the focus given to stories, the news program objectively favored President Fernando Henrique Cardoso’s candidacy for reelection. The bias identified in these data calls attention once again to the urgent need to review the media’s role in promoting political debate in Brazil. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
À partir du constat de l’impact politique des média, l’article examine la couverture effectuée par le principal journal télévisé brésilien ¾ le Jornal Nacional, de la chaîne Globo ¾ pendant la campagne pour les élections de 1998. Soixante-douze émissions y ont été suivies, le poids donné aux différents thèmes et le cadre utilisé pour les situer étant définis. Cette couverture a mis en relief le fait divers, alors que des questions significatives de l’actualité telles que l’accroissement du chômage, la sécheresse au Nordeste et la dispute électorale elle-même ont été passées sous silence. En même temps, l’aggravation de la crise économique a reçu des commentaires similaires à ceux que le gouvernement réservait au sujet. On peut en conclure que, de par le choix de ses matières et l’orientation donnée aux reportages, cette émission a objectivement favorisé la réélection du président Fernando Henrique Cardoso. Cette influence que montrent les données de la recherche vient, encore une fois, souligner le besoin urgent de revoir le rôle des média dans le débat politique national.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0011-52581999000200002
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