Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6351
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EducaçãoFísicaUniversidade.pdf337,75 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
Autre(s) titre(s): Physical Education and teacher education at the University of Brasilia : epistemological aspects
A Educación Física de la Universidade de Brasília y la formación de profesores : aspectos epistemológicos
Auteur(s): Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Gaspar, Fábio de Assis
Sampaio, Juarez Oliveira
Assunto:: Educação física
Licenciatura
Epistemologia
Professores - formação
Date de publication: 2006
Référence bibliographique: SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida; GASPAR, Fábio de Assis; SAMPAIO, Juarez Oliveira. A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/169/156>. Acesso em: 03 jan. 2011.
Résumé: Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa iniciada em 2004, na Facul¬dade de Educação Física da Universidade de Brasília, tendo como um dos objetivos identificar os paradigmas norteadores do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília e suas respectivas influências na formação do corpo do¬cente. O referencial teórico transita pela teoria do conhecimento e a pesquisa segue abordagem qualitativa. Conclui-se que o curso de Licenciatura em Educação Física apresenta disputa de campos entre as áreas da Atividade Física e Desempenho Humano e Educação Física, Esporte e Sociedade. A disputa entre estas áreas se constitui em um jogo de linguagens e pode contribuir para legitimar a área de Educação Física, Esporte e Sociedade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents partial results of a research work started in 2004 at the Physical Education College (FEF) of the University of Brasilia (UnB), having as one of its goals the identification of the guiding paradigms of the Physical Education BA course at the University of Brasilia and its respective influences in the professional education of FEF/UnB’s faculty. Theoretical references were based on knowledge theories and research was conducted according to the qualitative approach. The conclusion reached is that the Physical Education BA course program presents a battle of ideas between the areas of Physical Activity and Human Performance and Physical Education, Sport and Society. The battle between these areas constitutes a language debate which may contribute to legitimize the field of Physical Education, Sport and Society ___________________________________________________________________________________ RESUMEM
Este trabajo presenta resultados parciales de una investigación iniciada en 2004 en la Facultad de Educación Física (FEF) de la Universidad de Brasilia (UnB), teniendo como uno de los objetivos identificar los paradigmas norteadores del Curso de Licen¬ciatura en Educación Física de la Universidad de Brasilia y sus respectivas influencias en la formación del cuerpo docente. El referencial teórico transita por la teoría del conocimiento y la investigación sigue abordaje cualitativo. Se concluye que el curso de Licenciatura en Educación Física presenta una disputa de campos entre las áreas de la Actividad Física y Rendimiento Humano y Educación Física, Deporte y Sociedad. La disputa entre estas áreas se contituye en un juego de lenguajes, y puede contribuir para legitimar el área de Educación Física, Deporte y Sociedad.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6351/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons