Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6269
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CautelaUsarImagensAulasCiencias.pdf57,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cautela ao usar imagens em aulas de ciências
Outros títulos: Caution when using images during science lessons
Autor(es): Silva, Henrique César da
Zimmermann, Erika
Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Cassiano, Webster Spiguel
Assunto: Professores - formação
Imagens, ilustrações, etc.
Linguagem
Discurso
Data de publicação: 2006
Referência: SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciêncis e educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1516-73132006000200008.
Resumo: O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons