Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5514
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Jose Almir Valente Costa Filho.pdf38,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arthur Bispo do Rosário : uma poética em processo
Autor(es): Costa Filho, José Almir Valente
Orientador(es): Martinez Barrios, Vicente Carlos
Assunto: Bispo do Rosário, Arthur, 1909-1989
Arte moderna - século XX - Brasil
Arte contemporânea
Data de publicação: 2007
Referência: COSTA FILHO, José Almir Valente. Arthur Bispo do Rosário: uma poética em processo. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: As obras de Arthur Bispo do Rosário (1909/11 – 1989) constituem o tema principal desta pesquisa, a qual toma como referência a exposição Registros de Minha Passagem pela Terra do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1990. Reflete-se acerca das artes plásticas e visuais no modernismo e na arte contemporânea. A base teórica e metodológica encontra-se na Semiótica Plástica ou Visual, concebida pelos semioticistas Algirdas Julien Greimas e Jean- Marie Floch, em que são abordados os conceitos de semi-simbolismo e intertextualidade. Análise do conjunto das obras de Bispo do Rosário e, mais enfaticamente, do Manto da Apresentação, observando seus processos de produção e sua inserção no cenário da arte contemporânea. Destaca-se o caráter processual e poético da obras de Bispo, o qual consegue transformar a prosa (objetos do cotidiano) em poesia (objeto singular/poético). __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The art works of Arthur Bispo do Rosário are the main subject of this research which takes as reference the exhibition Registros de Minha Passagem pela Terra, organized by the Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, in 1990. Plastic and visual analyses have focus on modern and contemporary art. Theorical and methodological bases come mainly from Plastic Semiotics conceived by Algridas J. Greimas and Jean-Marie Floch, cretors of "demi-symbolism" and "intertextuality" concepts.Thorough the art works analyses, specially the one from the Manto da Apresentação, all production processes are keenly observed as well as the elements of their inclusion in the contemporary art scene. The creation process and poetic character demonstrate the artist's great ability to transform prose (daily life object) into poetry (unique poetic object).
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2007.
Informações de Acesso e Conteúdo: D issertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Arte.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.