Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5514
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Jose Almir Valente Costa Filho.pdf38,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartinez Barrios, Vicente Carlos-
dc.contributor.authorCosta Filho, José Almir Valente-
dc.date.accessioned2010-09-29T14:02:29Z-
dc.date.available2010-09-29T14:02:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, José Almir Valente. Arthur Bispo do Rosário: uma poética em processo. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5514-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2007.en
dc.description.abstractAs obras de Arthur Bispo do Rosário (1909/11 – 1989) constituem o tema principal desta pesquisa, a qual toma como referência a exposição Registros de Minha Passagem pela Terra do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1990. Reflete-se acerca das artes plásticas e visuais no modernismo e na arte contemporânea. A base teórica e metodológica encontra-se na Semiótica Plástica ou Visual, concebida pelos semioticistas Algirdas Julien Greimas e Jean- Marie Floch, em que são abordados os conceitos de semi-simbolismo e intertextualidade. Análise do conjunto das obras de Bispo do Rosário e, mais enfaticamente, do Manto da Apresentação, observando seus processos de produção e sua inserção no cenário da arte contemporânea. Destaca-se o caráter processual e poético da obras de Bispo, o qual consegue transformar a prosa (objetos do cotidiano) em poesia (objeto singular/poético). __________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe art works of Arthur Bispo do Rosário are the main subject of this research which takes as reference the exhibition Registros de Minha Passagem pela Terra, organized by the Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, in 1990. Plastic and visual analyses have focus on modern and contemporary art. Theorical and methodological bases come mainly from Plastic Semiotics conceived by Algridas J. Greimas and Jean-Marie Floch, cretors of "demi-symbolism" and "intertextuality" concepts.Thorough the art works analyses, specially the one from the Manto da Apresentação, all production processes are keenly observed as well as the elements of their inclusion in the contemporary art scene. The creation process and poetic character demonstrate the artist's great ability to transform prose (daily life object) into poetry (unique poetic object).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleArthur Bispo do Rosário : uma poética em processoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.description2D issertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Arte.en
dc.subject.keywordBispo do Rosário, Arthur, 1909-1989en
dc.subject.keywordArte moderna - século XX - Brasilen
dc.subject.keywordArte contemporâneaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.