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Titre: Protocolo equilíbrio : prevenção de problemas de comportamento em crianças autistas via intervenção remota com cuidadores
Autre(s) titre(s): Balance protocol : prevention of behavior problems in autistic children using remote intervention with caregivers
Auteur(s): Araújo, Julia Martha Branco Barbosa
Orientador(es):: Seidl, Eliane Maria Fleury
Coorientador(es):: Almeida, Christiana Gonçalves Meira de
Assunto:: Transtorno do espectro autista
Crianças autistas - comunicação
Cuidadores
Tecnologia da informação e comunicação
Date de publication: 30-jui-2024
Référence bibliographique: ARAÚJO, Julia Martha Branco Barbosa. Protocolo equilíbrio: prevenção de problemas de comportamento em crianças autistas via intervenção remota com cuidadores. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento de etiologia complexa envolvendo fatores genéticos e ambientais. Apresenta como características prejuízos persistentes na interação e comunicação social, assim como interesses restritos e/ou comportamentos estereotipados, com surgimento precoce. Os problemas de comportamento são frequentemente eleitos como alvos de intervenção e apresentam alta prevalência nessa população. Apesar da intervenção ABA - Análise do Comportamento Aplicada ser indicada pela Organização Mundial de Saúde para o tratamento do autismo, ainda é inacessivel para a maioria da população devido a suas especificidades. Assim, a modalidade de intervenção implementada via cuidadores revelou-se uma alternativa factível, para ampliar o acesso a tratamento de pessoas diagnosticadas com TEA. Ademais, a pandemia da Covid-19, nos anos 2020 e 2021, impôs o distanciamento social como medida para a contenção da disseminação do vírus, impactando as práticas assistenciais de saúde, valorizando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estudo teve como objetivo: investigar a aplicação remota do Protocolo Equilíbrio (PE), implementado via cuidadores em 10 passos, e seus efeitos nos comportamentos-alvo (problemas de comportamento emergentes, tempo de liderança da criança/adulto, resposta ao nome, comunicação, tolerância e cooperação) de duas crianças autistas com idades entre 3 e 6 anos. Utilizou-se o delineamento experimental de sujeito único conduzido nas condições: linha de base natural; linha de base orientada; intervenção; pós-teste; generalização; A intervenção com os cuidadores lançou mão de estratégias de ensino como instrução verbal, manuais instrucionais, videomodelação e feedback. Os instrumentos utilizados foram: Manual do PE (pais e profissionais, incluindo o InFORM e Avaliação de Validade Social), Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) e Aberrant Behavior Checklist (ABC). As sessões ocorreram de forma remota pela Plataforma Zoom. Para o participante 1, os resultados mostraram diminuição de problemas de comportamento, com redução de itens pontuados no ABC, comparados no pré e no pós-teste, além de melhora nos domínios do IDADI, sendo cinco deles interpretados como dentro do desenvolvimento típico no pós-teste. Não foi feito o pós-teste do ABC e IDADI para o participante 2, sendo relatados dados até o passo 3 do PE. Os resultados do PE mostraram diminuição de comportamentosproblema não cooperativos, aumento nas habilidades de responder ao nome (participantes 1 e 2), comunicação (participante 2) e tolerância (participante 1), além de distribuição mais equilibrada entre o tempo liderado pelo adulto e pela criança para os dois participantes. Os pais avaliaram a intervenção como altamente relevante. O estudo mostrou-se importante para testar estratégias/procedimentos com crianças autistas, com treino de cuidadores oferecido à distância, o que pode contribuir com os serviços de saúde, em especial os públicos, voltados a essa clientela.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder of complex etiology involving genetic and environmental factors. It features persistent impairments in interaction and social communication, as well as restricted interests and/or stereotyped behaviors, with early onset. Behavioral problems are frequently elected as intervention targets and have a high prevalence in this population. Although the Applied Behavior Analysis intervention are indicated by the World Health Organization for the treatment of autism, it is still inaccessible to the majority of the population due to its specificities. The modality of intervention implemented by caregivers proved to be a feasible alternative to expand access to treatment for people diagnosed with ASD. Furthermore, the Covid-19 pandemic, in the years 2020 and 2021, imposed social distancing as a measure to contain the spread of the virus, impacting health care practices, valuing the use of Information and Communication Technologies. The study aimed to: investigate the remote application of the Balance Program (BP), implemented by caregivers in 10 steps, and its effects on target behaviors (emerging behavior problems, child/adult leadership time, response to name, communication, tolerance and cooperation) of two autistic children aged between 3 and 6 years. A single-subject experimental design was used, conducted under the following conditions: natural baseline; prompted baseline; intervention; post-test; generality; Intervention with caregivers made use of teaching strategies such as verbal instruction, instructional manuals, video modeling and feedback. The instruments used were: BP Manual (parents and professionals, including InFORM and Social Validity Assessment), Dimensional Inventory for Child Development Assessment (DICDA) and Aberrant Behavior Checklist (ABC). Sessions took place remotely with the Zoom Platform. For participant number 1, the results showed a decrease in behavior problems, with a reduction in items scored on the ABC, compared in the pre-test and post-test, in addition to improvement in the DICDA domains, with five of them being interpreted as within typical development in the post-test. The ABC and DICDA post-test was not carried out for participant number 2, with data being reported up to step 3 of the BP. The BP decreased uncooperative behavior problems and showed an increase in the skills of responding to the name (participants 1 and 2), communication (participant 2), and tolerance (participant 1), in addition to a more balanced distribution between the time led by the adult and the child for both participants. Parents rated the intervention as highly relevant. The study proved to be important for testing strategies/procedures with autistic children, with caregiver training offered at distance, which can contribute to health services, especially public ones, aimed at this clientele.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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