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AlineStefanyMendesDeSousaRezende_DISSERT.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDimitrov, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorRezende, Aline Stéfany Mendes de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T19:02:52Z-
dc.date.available2024-07-18T19:02:52Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-02-24-
dc.identifier.citationREZENDE, Aline Stéfany Mendes de Sousa. O protagonismo das grafiteiras do Distrito Federal e Entorno. 2023. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49023-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo busca analisar a atuação das grafiteiras do Distrito Federal e Entorno entre os anos de 2001 e 2022 a partir da perspectiva interseccional. Partindo sobretudo das reflexões empreendidas pela socióloga Patricia Hill Collins, a interseccionalidade é utilizada como ferramenta para compreender as relações de poder implicadas no grafite. A pesquisa realizada apresenta um panorama da atuação das grafiteiras contendo o histórico do ativismo coletivo, o mapeamento dessas mulheres na região e o perfil social do grupo. Ademais, são elencados os maiores desafios enfrentados elas, como os obstáculos para ocupar o espaço urbano, a invisibilização no meio do grafite, a dificuldade de inserção no mercado de arte urbana e a desigualdade na divisão de tarefas domésticas. Também são explicitadas as estratégias coletivas que as grafiteiras do Distrito Federal e Entorno empreendem para superar estes desafios, entre as quais estão a formação de grupos compostos exclusivamente por mulheres, a realização de eventos independentes, a realização de exposições em galerias e a concretização de parcerias com os equipamentos públicos. Essas estratégias são explicitadas em uma linha do tempo e passam pela criação de espaços seguros, pela busca por mais visibilidade e pelo estabelecimento do diálogo com o poder público local. Por fim, evidencia-se a última, apontando os caminhos percorridos para sua realização. Além da interseccionalidade, utiliza-se as pesquisas realizadas nos Programas de Pós-graduação do Brasil sobre a atuação de mulheres no grafite como base teórica. As metodologias utilizadas são o questionário, a entrevista semiestruturada e a participação observante. A perspectiva interseccional traz à tona, além da categoria gênero, as categorias raça e território como relevantes para compreender as relações de poder no grafite do Distrito Federal e Entorno.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO protagonismo das grafiteiras do Distrito Federal e Entornopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGrafitept_BR
dc.subject.keywordArte urbana - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordArte urbanapt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study seeks to analyze the performance of graffiti women in the Federal District and Surroundings between the years 2001 and 2022 from an intersectional perspective. Starting mainly from the reflections undertaken by the sociologist Patricia Hill Collins, intersectionality is used as a tool to understand the power relations implied in graffiti. The research presents an overview of the work of the Graffiti women, containing the history of collective activism, the mapping of these women in the region and the social profile of the group. In addition, the biggest challenges faced by them are listed, such as the obstacles to occupying urban space, the invisibility in the graffiti environment, the difficulty of entering the urban art market and the inequality in the division of domestic tasks. The collective strategies that graffiti women from Federal District and Surroundings undertake to overcome these challenges are also explained, among which are the formation of groups composed exclusively of women, the organization of independent events, the holding of exhibitions in galleries and the establishment of partnerships with the local government. These strategies are explained in a timeline and go through the creation of safe spaces, the search for more visibility and the establishment of dialogue with the local government. Finally, the last one is highlighted, pointing out the paths taken for its realization. In addition to intersectionality, research carried out in Postgraduate Programs in Brazil on the performance of women in graffiti is used as a theoretical basis. The methodologies used are the questionnaire, the semi-structured interview and the observant participation. The intersectional perspective brings up, in addition to the gender category, the categories of race and territory as relevant to understanding power relations in the graffiti of Federal District and Surroundings.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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