Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48945
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AndreBorgesBarbosa_DISSERT.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino-aprendizagem de cálculos estequiométricos em química : problemas e perspectivas
Autor(es): Barbosa, André Borges
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Aprendizagem
Química - estudo e ensino
Professores de química
Distrito Federal (DF)
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: BARBOSA, André Borges. Ensino-aprendizagem de cálculos estequiométricos em química: problemas e perspectivas. 2024. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Há muito se discute, na disciplina Química, o conteúdo Cálculos Estequiométricos. As dificuldades apresentadas pelos alunos e, porque não, pelos professores, relacionadas a esse conteúdo são inúmeras. Nesta dissertação abordamos algumas dessas dificuldades, por serem bastante relevantes no processo de ensino - aprendizagem de Cálculos Estequiométricos. O objetivo principal foi identificar possíveis variáveis associadas à aprendizagem dos estudantes em relação a esse conteúdo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores de Química, de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Os dados levantados, que emergiram a partir desse procedimento, foram analisados utilizando-se uma abordagem com base na Teoria Fundamentada de Dados. Além disso, também foram analisadas seis obras (livros). Uma de cada coleção sugeridas para o Novo Ensino Médio. Devido à complexidade desse processo de ensino aprendizagem, os resultados encontrados mostram que não há como dissociar a dificuldade apresentada pelos alunos, no que se refere ao ensino de Cálculos estequiométricos, sem que aspectos relacionados aos professores, aos livros didáticos, à metodologia de ensino deste conteúdo em si, e até mesmo aos próprios alunos, não forem levadas em consideração. Dessa forma, a princípio, possíveis soluções para a melhoria do ensino - aprendizagem de Cálculos Estequiométricos devem levar em conta, simultaneamente, a presença desses aspectos.
Abstract: The content of Stoichiometric Calculations has long been discussed in the Chemistry discipline. The difficulties presented by students and, why not, by teachers, related to this content are countless. In this dissertation we address some of these difficulties, as they are very relevant in the teaching – learning process of Stoichiometric Calculations. The main objectives were to identify possible variables associated with student learning in relation to this content. To this end, semi-structured interviews were carried out with ten chemistry teachers from public and private schools in the Distrito Federal. The data collected, which emerged from this procedure, were analyzed using an approach based on Grounded Data Theory. In addition, six collections (books) were also analyzed. One from each collection suggested for New High School. Due to the complexity of this teaching - learning process, the results found show that is no way to dissociate the difficulty presented by students, with regard to teaching Stoichiometric Calculations, without aspects related to teachers, textbooks, to the teaching methodology of this content itself, and even the students themselves, are not taken into consideration. Therefore, in principle, possible solutions for improving the teaching and learning of Stoichiometric Calculations must simultaneously take into account the presence of these aspects.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.