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Titre: A prática pedagógica em educação e direitos humanos de professores/as do ensino fundamental anos iniciais da rede pública de educação do Distrito Federal : estudo de caso em uma Escola Classe de Ceilândia
Auteur(s): Penteado, Claudete Cardoso
Orientador(es):: Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto:: Práticas pedagógicas
Direitos humanos
Ensino fundamental
Ceilândia (DF)
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Date de publication: 16-jui-2024
Référence bibliographique: PENTEADO, Claudete Cardoso. A prática pedagógica em educação e direitos humanos de professores/as do ensino fundamental anos iniciais da rede pública de educação do Distrito Federal: estudo de caso em uma Escola Classe de Ceilândia. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Este estudo é a desdobramento do projeto de pesquisa “Experiências de educação em direitos humanos e de mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal”, desenvolvida entre 2018 e 2022, sob coordenação da Profª Drª Nair Heloísa Bicalho de Sousa, coordenadora Núcleo de Estudos Para a Paz e Direitos Humanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEP/CEAM/UnB), contemplada em fomento junto a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A presente dissertação tem como objetivo geral identificar a prática pedagógica em educação em direitos humanos dos/as professores/as do ensino fundamental - anos iniciais. Os objetivos específicos são: 1. apresentar um pequeno histórico da educação em direitos humanos em seu contexto internacional, regional e local. 2. compreender as orientações e normativas Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH, 2012), e 3. analisar o conhecimento dos/as professores/as acerca do PNEDH e das DNEDH e como as implamentam em sua prática pedagógica. Essa pesquisa é um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. Destacam-se como fundamentos teóricos: Brasil (1988, 1996, 2006, 2012); Candau (2003, 2005, 2009); Benevides (2008); Candau e Sacavino (2010); Carbonari (2006, 2007); Freire, (1987, 1996, 1999); Magendzo (2008); Sousa (2016, 2017); Zenaide (2008, 2020); Monteiro Silva e Tavares (2013); Gil (1999); Lakatos e Marconi (2003); Flick (2006); Triviños (1987); e Minayo, (2007). Como campo empírico selecionamos uma escola da rede pública de Brasília, Distrito Federal,localizada em Ceilândia. Os sujeitos da pesquisa foram doze profissionais da educação que atuam na segunda etapa da educação básica, anos iniciais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise documental, questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante. Para análise das informações obtidas nos embasamos na análise de conteúdo proposta por Guerra (2006). Os resultados obtidos demonstraram que os/as professores/as da escola pesquisada estão empenhados em efetivar a prática pedagógica em educação em direitos humanos no ensino fundametnal – anos iniciais.
Abstract: This study is the result of the research project “Experiences in education in human rights and conflict mediation in the school context of the Federal District”, developed between 2018 and 2022, under the coordination of Prof. Dr. Nair Heloísa Bicalho de Sousa, coordinator of the Studies Center For Peace and Human Rights at the Center for Advanced Multidisciplinary Studies (NEP/CEAM/UnB), supported by the Federal District Research Support Foundation (FAPDF). The general objective of this dissertation is to identify the pedagogical practice in human rights education of elementary school teachers - initial years. The specific objectives are: 1. to present a brief history of human rights education in its international, regional and local context. 2. understand the guidelines and regulations National Plan for Education in Human Rights (PNEDH, 2006) and the National Guidelines for Education in Human Rights (DNEDH, 2012), and 3. analyze the knowledge of teachers about the PNEDH and of the DNEDH and how they implement them in their pedagogical practice. This research is a descriptive case study with a qualitative and quantitative approach. The following stand out as theoretical foundations: Brazil (1988, 1996, 2006, 2012); Candau (2003, 2005, 2009); Benevides (2008); Candau and Sacavino (2010); Carbonari (2006, 2007); Freire, (1987, 1996, 1999); Magendzo (2008); Sousa (2016, 2017); Zenaide (2008, 2020); Monteiro Silva and Tavares (2013); Gil (1999); Lakatos and Marconi (2003); Flick (2006); Triviños (1987); and Minayo, (2007). As an empirical field, we selected a public school in Brasília, Federal District, located in Ceilândia. The research subjects were twelve education professionals who work in the second stage of basic education, initial years. The methodological procedures used were: document analysis, questionnaire, semi-structured interview and participant observation. To analyze the information obtained, we based ourselves on the content analysis proposed by Guerra (2006). The results obtained demonstrated that the teachers at the researched school are committed to implementing pedagogical practice in human rights education in elementary school – initial years.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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