Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48797
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarinalvaNicacioDeMoura_TESE.pdf97,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Entrepresença, performances artísticas com incorporação de dispositivos tecnológicos como potência do sentir
Autor(es): Moura, Marinalva Nicácio de
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Performance Artística
Arte e tecnologia
Data de publicação: 12-Jul-2024
Referência: MOURA, Marinalva Nicácio de. Entrepresença, performances artísticas com incorporação de dispositivos tecnológicos como potência do sentir. 2022. 308 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese apresenta-se como um modo de produzir materialidade, arquivo, investigação e estatuto epistemológico das performances de entrepresença entrelaçadas a outros referenciais teóricos e artísticos. As questões motivadoras dessa pesquisa são: a) O que é a entrepresença enquanto sensação estesiológica? b) É possível provocar sensação de entrepresença ao criar performance artística com o uso de dispositivos incorporados em vestimentas? c) De que maneira os dispositivos tecnológicos podem mediar e alargar as capacidades expressivo/sensitivas de entrepresença em performance artística? Estas questões levam aos objetivos dessa pesquisa: como objetivo geral escolheu-se investigar a entrepresença como uma noção estética que se apoia na estesiologia e que provoca a criação de performances, nas quais o corpo do performer se apresenta como uma interface que partilha o sensível no espaço tangível e no ciberespaço; e como objetivo específico elegeu-se criar performances que incorporam dispositivos tecnológicos em vestimentas como potência do sentir a entrepresença. Deste modo, constituiu-se a metodologia da invenção como estratégia de elaboração das performances de entrepresença, combinando a pesquisa performativa e o método fenomenológico de MerleauPonty. Os dados do estudo foram coletados por meio de cadernos de apontamentos, ficheiro de imagens, vídeos e fichas cartográficas das performances. Fez-se uso de procedimentos de apropriação, colagem, remix, plagiocombinação e arrastão para criar vestimentas que incorporam dispositivos tecnológicos utilizados para a realização de três grupos performances criados entre os anos de 2018 e 2022, a saber: Grupo 1) performances que buscam reconfigurar a presença e não-presença corporal por meio de dispositivos tecnológicos conectados em rede; Grupo 2) performances que ocupam espaço tangível e ciberespaço para constituir a entrepresença por meio do Ministério dos Territórios Sensíveis (MITESE); Grupo 3) performances que configuram a entrepresença como expressão do Estado Sensível (ESTASE). Como fechamento da tese, entende-se que as performances de entrepresença que incorporam dispositivo tecnológico como uma potência do sentir na fronteira do espaço tangível com o ciberespaço oferecem maleabilidade que redesenha contornos entre natureza e cultura, entre organismo e máquina, por meio de uma experiência do corpo performer como interface, simbiose, hibridização, interconexão de partilha sensível.
Abstract: This thesis presents itself as a way of producing materiality, archive, investigation, and epistemological status of interpresence performances intertwined with other theoretical and artistic references. The questions that motivate this research are: a) What is the interpresence as an estesiological sensation? b) Is it possible to provoke a sensation of interpresence when creating performances with the use of devices incorporated on clothes? c) In which ways the technological devices can intermediate and broad up the sensitive/expressive capabilities of the interpresence in performance art? These questions lead to the goals of this research: as a general objective, we chose to investigate the interpresence as an aesthetic notion that is supported by esthetics and that provokes the creation of performances, in which the performer's body presents itself as an interface that shares the sensitive in the physical space and in cyberspace; and as a specific objective, we chose to create performances that incorporate technological devices in clothing as a potency to feel the interpresence. In this way, the methodology of invention was constituted as a strategy for the elaboration of the interpresence performances, combining performative research and Merleau-Ponty's phenomenological method. The data of the study were collected through notebooks, image files, videos, and cartographic sheets of the performances. Use was made of appropriation, collage, remix, plagiocombination, and arrastão to create garments that incorporate technological devices used for the realization of three performance groups created between the years 2018 and 2022, namely: Group 1) arts performances that seek to reconfigure bodily presence and non-presence through networked technological devices; Group 2) arts performances that occupy physical space and cyberspace to constitute interpresence through the Ministry of Sensible Territories (MITESE); Group 3) art performances that configure interpresence as an expression of the Sensible State (ESTASE). As a conclusion of the thesis, it is understood that the interpresence performances that incorporate technological device as a potency of feeling on the border between physical space and cyberspace offer malleability that redraws contours between nature and culture, between organism and machine, through an experience of the performer body as interface, symbiosis, hybridization, interconnection of sensitive sharing.
Résumé: Cette thèse se présente comme un moyen de produire la matérialité, l'archive, l'investigation et le statut épistémologique des performances de présence entredeux entrelacées avec d'autres références théoriques et artistiques. Les questions qui motivent cette recherche sont les suivantes: a) Qu'est-ce que la présence entre-deux en tant que sensation esthétique? b) Est-il possible de provoquer une sensation de présence lors de la création d'une performance artistique en utilisant des dispositifs incorporés dans les vêtements? c) De quelle manière les dispositifs technologiques peuvent-ils médiatiser et amplifier les capacités expressives/sensorielles de la présence dans la performance artistique? Ces questions conduisent aux objectifs de cette recherche : comme objectif général, nous avons choisi d'étudier la présence entre-deux en tant que notion esthétique basée sur l'esthétique et qui provoque la création de performances, dans lesquelles le corps du performeur se présente comme une interface qui partage le sensible dans l'espace tangible et dans le cyberespace ; et comme objectif spécifique, nous avons choisi de créer des performances qui intègrent des dispositifs technologiques dans les vêtements comme un moyen de ressentir la présence entre-deux. Ainsi, la méthodologie de l'invention a été constituée comme une stratégie d'élaboration des performances de l'entreprésence, combinant la recherche performative et la méthode phénoménologique de Merleau-Ponty. Les données de l'étude ont été collectées à travers des carnets, des fichiers d'images, des vidéos et des fiches cartographiques des performances. Il a été fait usage de procédures d'appropriation, de collage, de remixage, de plagiocombinaison et de dragging pour créer des costumes qui incorporent des dispositifs technologiques utilisés pour la réalisation de trois groupes de performances créés entre les années 2018 et 2022, à savoir: Groupe 1) des performances qui cherchent à reconfigurer la présence et la non-présence corporelle à travers des dispositifs technologiques en réseau; Groupe 2) des performances qui occupent l'espace tangible et le cyberespace pour constituer l'entre-deux à travers le Ministère des Territoires Sensibles (MITESE); Groupe 3) des performances qui configurent l'entre-deux comme une expression de l'État Sensible (ESTASE). En conclusion de la thèse, il est entendu que les performances de l'entre-présence qui intègrent le dispositif technologique comme une puissance de sensation à la frontière de l'espace tangible avec le cyberespace offrent une malléabilité qui redessine les contours entre la nature et la culture, entre l'organisme et la machine, à travers une expérience du corps de l'interprète comme interface, symbiose, hybridation, interconnexion du partage sensible.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.