Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48670
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FernandaDeJesusDaSilva_DISSERT.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal
Autor : Silva, Fernanda de Jesus da
Orientador(es):: Diniz Rojas, Nilda Maria
Assunto:: Evolução Biológica
Ensino investigativo
Ensino médio
Fecha de publicación : 9-jul-2024
Citación : SILVA, Fernanda de Jesus da. Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal. 2022. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : A construção do conhecimento científico deve fazer parte da vida escolar dos(as) alunos(as) do Ensino Médio, para que se possa aumentar as chances dos alunos serem capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. O conhecimento sobre Evolução Biológica faz parte desse contexto, embora o ensino desse tema apresente dificuldades que vão desde a prática docente e a qualidade do material didático às dificuldades de entendimento dos estudantes. Os objetivos deste trabalho foram os de identificar nível de conhecimento e o entendimento dos alunos (perfil) da Rede Pública do Ensino Médio do Distrito Federal acerca do processo de Evolução Biológica, identificar os materiais utilizados por professores e alunos em suas aulas para subsidiar a criação de um e-book paradidático com abordagem ao Ensino por Investigação para a Evolução Biológica. A pesquisa se deu a partir da coleta de dados usando questionário semiestruturado, aplicado de modo remoto a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal. Os dados foram analisados de modo qualitativo pela Análise Textual Discursiva e de forma quantitativa pela análise de proporções de Respostas às Questões Objetivas. A análise qualitativa se deu a partir de três questões subjetivas presentes no questionário, sobre cinco questionários escolhidos aleatoriamente por sorteio eletrônico. A análise das questões discursivas reforçou a hipótese inicial de que há um hiato no conhecimento dos alunos quanto à Evolução Biológica, sendo comum a confusão do processo evolutivo com um processo de melhora gradual (progresso), direcionado que permite que indivíduos se adaptem a mudanças do ambiente. O plágio de algumas das respostas recebidas também indicam insegurança dos estudantes com o tema. Também foi apontada preferência dos estudantes ao uso de materiais digitais e midiáticos, embora ainda seja frequente o uso do livro didático. Em contrapartida, os participantes percebem prevalência do uso do quadro pelo professor. As análises e conclusões sobre os dados da pesquisa embasou a elaboração de um produto pedagógico que é um livro digital, orientador do processo de ensino e aprendizagem sobre Evolução na perspectiva do Ensino por Investigação.
Abstract: The construction of scientific knowledge must be part of the school life of the students at the High School, so that the chances of students being able to understand the world in which they are inserted. Knowledge about Biological Evolution is part of this context, although the teaching of this subject presents difficulties that go from the practical teacher and the quality of teaching material to difficulties in understanding students. The objectives of this work were to identify the level of knowledge and understanding of the students (profile) of the Public High School Network of Federal District about the process of Biological Evolution, identify the materials used by teachers and students in their classes, to support the creation of a didactic e-book with an approach to teaching by Investigation for the Biological Evolution. The research was based on data collection using a questionnaire semi-structured, applied remotely to public high school students from the Federal District. Data were analyzed qualitatively by Textual Analysis Discursive and quantitatively by analyzing proportions of objective answers to questions. The qualitative analysis was based on three subjective questions present in the questionnaire, on five questionnaires chosen randomly by electronic lottery. The analysis of the discursive questions reinforced the initial hypothesis that there is a gap in the knowledge of the students about Biological Evolution, being common the confusion of the process evolutionary process with a process of gradual improvement (progress), directed that allows individuals adapt to changes in the environment. Plagiarism of some of the answers received also indicate insecurity of students with the theme. Was also pointed students' preference for the use of digital and media materials, although it is still frequent use of textbooks. On the other hand, the participants perceive the prevalence of use of the board by the teacher. The analyzes and conclusions about the research data were based on the elaboration of a pedagogical product that is a digital book, guiding the process of teaching and learning about Evolution from the perspective of teaching by inquiry.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48670/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.