Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48478
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_AlinaDAlvaDuchrow_TESE.pdf33,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Entre-margens : o exílio como lugar de invenção
Autor : Duchrow, Alina d’Alva
Orientador(es):: Orthof, Geraldo
Assunto:: Exílio
Cartografia
Poética da viagem
Fecha de publicación : 30-jun-2024
Citación : DUCHROW, Alina d’Alva. Entre-margens: o exílio como lugar de invenção. 2023. 455 f., il. Tese (Doutorodo em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : “Entre-margens: O exílio como lugar de invenção” é uma investigação sobre uma produção poética realizada no exílio e na migração e a reflexão sobre a criação como trabalho daquilo que emerge das relações e acontecimentos durante o deslocamento. Tendo a experiência do exílio como potência de invenção e resistência, as múltiplas margens dessa travessia são as balizas com as quais a artista desenha seu mapa: O corpo errante que cartografa os novos territórios, incorporando a ideia de cartografia, proposta por Deleuze e Guattari, entre outros, como dispositivo, tanto teórico como processual. A Voz como inscrição encarnada no relato que busca narrar a experiência e contar outras histórias que vão além da narrativa hegemônica do mundo. O devir feiticeira, quando a artista põe em funcionamento o seu corpo sensível para abrir passagem para as forças e atuar no mundo e, por fim, a relação com a alteridade, a construção da identidade do outro como forma de se entender o próprio. Essas categorias se entrelaçam e se complementam na distância percorrida, o movimento é guiado pelo canto das sereias.
Abstract: "In-between: Exile as a place of invention" is an investigation into a work of poetry carried out in exile and migration, it is a reflection on creation as the work of what emerges from relationships and events during displacement. Having the experience of exile as a power of invention and resistance, the multiple margins of this crossing are the beacons with which the artist draws her map: The wandering body that maps new territories, incorporating the idea of cartography, proposed by Deleuze and Guattari, among others, as a device, which is both theoretical and procedural. The Voice as an inscription embodied in the story that seeks to narrate the experience and tell other stories that go beyond the hegemonic narrative of the world. The act of becoming a sorceress, when the artist puts her sensitive body into operation to open up the forces and act in the world and, finally, the relationship with otherness, the construction of the other's identity as a way of understanding one's own. These categories intertwine and complement each other in the distance travelled, the movement is guided by the song of the sirens.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Descripción : Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48478/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.