Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DiscursosInteracoesComunicativas.pdf996,54 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
Autre(s) titre(s): Discourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativity
Auteur(s): Carvalho, Alexandre Tolentino de
Gontijo, Cleyton Hércules
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8770-1314
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
metadata.dc.contributor.affiliation: Secretaria de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto:: Criatividade em matemática
Discurso
Comunicação em matemática
Relações de poder
Date de publication: 2020
Editeur: Associação de Professores de Matemática (APM)
Résumé: Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.
Abstract: In classrooms, communicative interactions are crossed byasymmetrical power relations that can compromise students’ participation in school activities, the progress of learning and the development of their creative potential. Thus, the present work aims to analyze how configurations of communicative interactions (established in individual work, in a group without power mediation and in a group with power mediation) influence the development of shared creativity in mathematics of Brazilian students of the fifth grade of elementary school. Based on the theories ofshared cognition, distributed creativity and critical discourse analysis, we verified, through mixed methodology, that the groups presented higher levels of creativity in the forms of group work. However, with power mediation, there was qualification of mathematical productions, and more original ideas were presented. It is concluded that the few communicative interactions during classes and the production of barriers to shared creativity in mathematics resulted in unfavorable situations for everyone's effective learning. This situation was overcome when students underwent the Creative Sharing Methodology. Thus, the importance of teaching activity for the development of students’shared creativity is shown, promoting communicative interactions that enable learning and creative production in mathematics.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: Direitos de Autor (c) 2020 Quadrante (CC BY NC) Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48123/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.