Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47035
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
PaulaGabriellaSilvaGomesLima_DISSERT.pdf5,95 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Autoria Criativa : colagem, escrita autoral e estudos críticos de discurso para (micro)r-existências
Auteur(s): Lima, Paula Gabriella Silva Gomes
Orientador(es):: Dias, Juliana de Freitas
Assunto:: Criatividade (Educação)
Escrita autoral
Discurso e identidade
Análise crítica do discurso
Date de publication: 19-déc-2023
Référence bibliographique: LIMA, Paula Gabriella Silva Gomes. Autoria Criativa: colagem, escrita autoral e estudos críticos de discurso para (micro)r-existências. 2023. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Esta dissertação apresenta implicações da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB), bem como ao Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa - GECRIA UnB/CNPq. O presente trabalho tem por objetivo principal investigar de que maneiras as práticas discursivo-identitárias construídas em oficinas de colagem e escrita autoral, sob a égide da autoria criativa (DIAS, 2020 e outras), podem contribuir para a ampliação de posturas crítico-transgressivas frente à tentativa de alienação emocional e intelectual produzida pela propagação de discursos hegemonicamente preparados pelo sistema-mundo colonial-moderno (QUIJANO; WALLERSTEIN, 1992). O foco da pesquisa consiste na (re)construção das identidades pessoal, social e de agente de mudança das co-pesquisadoras a partir do potencial agentivo da colagem e da escrita autoral, no seio da comunidade em geral, bem como da educação em nível superior. O trabalho fundamenta-se nos Estudos Críticos do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2013; RESENDE, 2019; DIAS, 2021 e outras), reconhecendo a prática de posturas crítico-transgressivas (DIAS; COROA; LIMA, 2018) aliadas aos Estudos Decoloniais (QUIJANO, 2005; LANDER, 2000; MIGNOLO, 2008, WALSH, 2013; PORTOGONÇALVES, 2001, SEGATO, 2021 e outras) como instrumentos de combate à tentativa de apagamento da produção de sentidos de mundo dos seres. Constitui-se através de uma metodologia ativa e prática de oficinas de colagem e escrita autoral, sendo elas divididas em quatro momentos nos quais desenvolvemos diálogos transdisciplinares, construídos coletivamente:1) Escolhendo: por olhares outros; 2) Recortando: a nossa relação com o tempo; 3) Acolhendo o acaso: encantamento e resistência; 4) (Des)colando: abraçar a mudança através do cotidiano. Para analisar os dados gerados, utiliza-se do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bem como etnográfica crítica e discursiva, com inspirações (auto)etnográficas.
Abstract: This dissertation presents implications of the research linked to the Graduate Program in Linguistics at the University of Brasília (PPGL/UnB), as well as to the Research Group Critical Education and Creative Authorship - GECRIA UnB/CNPq. The main objective of this work is to investigate in what ways the discursive-identity practices constructed in collage and authorial writing workshops, under the aegis of creative authorship (DIAS, 2020 and others), can contribute to the expansion of critical-transgressive postures in the face of to the attempt at emotional and intellectual alienation produced by the propagation of discourses hegemonically prepared by the modern colonial world-system (QUIJANO; WALLERSTEIN, 1992). The focus of the research is the (re)construction of the personal, social and change agent identities of the co-researchers based on the agentive potential of collage and authorial writing, within the community in general, as well as higher education. . The work is based on Critical Discourse Studies (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2013; RESENDE, 2019; DIAS, 2021 and others), recognizing the practice of critical-transgressive postures (DIAS; COROA; LIMA, 2018) allied to Decolonial Studies (QUIJANO, 2005; LANDER, 2000; MIGNOLO, 2008, WALSH, 2013; PORTO-GONÇALVES, 2001, SEGATO, 2021 and others) as instruments to combat the attempt to erase the production of meanings of the world of beings. It is constituted through an active and practical methodology of collage and authorial writing workshops, which are divided into four moments in which we develop transdisciplinary dialogues, collectively constructed: 1) Choosing: by other eyes; 2) Cutting it out: our relationship with time; 3) Welcoming chance: enchantment and resistance; 4) (un)Pasting: embracing change through everyday life. To analyze the generated data, the theoretical-methodological framework of Critical Discourse Analysis is used. This is a qualitative research, as well as a critical and discursive ethnographic one, with (auto)ethnographic inspirations.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47035/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.