Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46958
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsadoraLimaRodrigues.pdf13,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Encontrando a si e um retrato da sociedade : a poética de uma catadora de palavras
Autor(es): Rodrigues, Isadora Lima
Orientador(es): Oliveira, Érico José Souza de
Assunto: Palavra - plurissignificação
Imagem
Voz
Escrita
Data de publicação: 5-Dez-2023
Referência: RODRIGUES, Isadora Lima. Encontrando a si e um retrato da sociedade: a poética de uma catadora de palavras. 2023. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho investiga a poética da palavra enquanto linguagem plurissignificativa: conceito aliado à sensoridade da mensagem verbi-vocovisual. Na qual a palavra não se reduz à vocalidade e muito menos à palavra grafada. Palavra-imagem-som se interligam, sendo o corpo expressão da memória, da força vocalizada que intervém em um percurso da composição da palavra. Traço, voz, letra e imagem se encontrando corpo a corpo na proposta de uma composição dramatúrgica – sendo a dissertação, em seu processo de escrita – movências, processo metodológico-prático-teórico da poética da palavra. Transmissão e legitimação de contra-narrativas e modos de vida pela poética da palavra, através de percursos e escavações de uma personagem chamada Catadora de Palavras, que ao sentir o tremor do chão, começa a cavá-lo – encontrando a si e um retrato da sociedade. Buracos sem fim, maquiados por “verdades translucidas” com o objetivo de mascarar o tempo espiralar que se faz de passado-agora. Dissertação que se propõe ser dramaturgia, instalação ou ensaio numa tríade: vivência, teoria e projeto composicional. Escrita que experimenta estéticas em que o signo verbal extrapola seus próprios limites, revelando a palavra como cenário não só de letra e de voz, mas, sobretudo, de uma escrita performativa.
Abstract: This study enquire about the poetics of the word as a plurisignificant language: a concept combined with the sensoriality of the verbal-vocal-visual message. In which the word is not reduced to vocality, much less to the spelled word. Wordimage-sound are interconnected, the body is the expression of memory, the body is the vocalized force that intervenes in a course of word composition. Trace, voice, letter and image are meeting body to body in the proposal of a dramaturgical composition – in which this study, in its writing process – movements, methodological-practical-theoretical process of the poetics of the word. Transmission and legitimization of counter-narratives and ways of life through the poetics of the word, through the paths and excavations of a character called Catadora de Palavras [Words Catcher], that, when feeling the ground trembling, begins to dig it – finding herself and a portrait of society . Endless holes, masked by “translucent truths” with the goal of masking the spiraling time that is made of past-now. Study that proposes to be a dramaturgy, an art installation or a literary essay, in a triad: experience, theory and compositional project. Writing which experiments an aesthetics in which the verbal sign goes beyond its own limits, revealing the word as a scenario not only of lyrics and voice, but, above all, of performative writing.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.