Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46732
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GenileneRaqueldeAlcantaraMaragnoMolina.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia escolar e subjetividade : articulando abordagem teórica e prática profissional
Autor(es): Molina, Genilene Raquel de Alcântara Maragno
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Psicologia escolar
Recursos subjetivos
Teoria da subjetividade
Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Data de publicação: 24-Out-2023
Referência: MOLINA, Genilene Raquel de Alcântara Maragno. Psicologia escolar e subjetividade: articulando abordagem teórica e prática profissional. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nas últimas décadas muito se tem debatido sobre a necessidade de mudanças nas práticas da Psicologia Escolar, como alternativa a um modelo individualista e reducionista dominante por longos anos neste campo de atuação. Apesar da vasta literatura desta área sinalizando caminhos alternativos, desenvolver o trabalho no contrafluxo desta tendência ainda tem sido um desafio para muitos(as) psicólogos(as) escolares. Sendo assim, a presente tese de doutorado teve como objetivo compreender a configuração subjetiva da profissionalidade de uma psicóloga escolar, em sua relação com as práticas da Psicologia Escolar, com vistas a contribuir com reflexões que favoreçam novas compreensões sobre esta área. Para tanto, o estudo foi ancorado na Teoria da Subjetividade Cultural-Histórica, na Epistemologia Qualitativa e no Método Construtivo-Interpretativo. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um ano, por meio de um estudo de caso com uma psicóloga escolar atuante no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A construção interpretativa envolve quatro núcleos que contribuíram para a elaboração do modelo teórico que permitiu a proposição da tese de que, a atuação de psicólogo(a) escolar na perspectiva ampla e abrangente requer, não somente a presença de uma concepção contrahegemônica, e de conhecimentos teóricos e operacionais, mas, também, a emergência de recursos subjetivos favorecedores de novas produções subjetivas que contribuam com a constituição da profissionalidade. Considera-se que tais produções subjetivas podem ser geradas em espaços de formação fundamentada em teoria que se articule à compreensão da formação profissional como processos subjetivos.
Abstract: In the last decades there has been much debate about the need for changes in the practices of School Psychology, as an alternative to an individualist and reductionist model dominant for many years in this field of activity. Despite the vast literature in this area signaling alternative paths, to develop work in the counterflow of this trend has still been a challenge for many school psychologists. Therefore, the present doctoral thesis aimed to understand the subjective configuration of the professionality of a school psychologist, in its relationship with the practices of School Psychology, in order to contribute with reflections that favor new understandings about this area. For that end, the study was anchored in the Theory of Cultural-Historical Subjectivity, in Qualitative Epistemology and in the Constructive-Interpretive Method. The research was developed over a year, through a case study with a school psychologist working in the Specialized Learning Support Service of the Federal District Education Department. The interpretative construction involves four nuclei that contributed to the elaboration of the theoretical model that allowed the proposition of the thesis that the performance of the school psychologist in a broad and comprehensive perspective requires, not only the presence of a counterhegemonic conception and theoretical and operational knowledge, but also the emergence of subjective resources that favor new subjective productions that contribute to the constitution of the professionality. It is considered that such subjective productions can be generated in training spaces based on theory that articulates with the understanding of professional qualification as subjective processes.
Resumen: En las últimas décadas, mucho se ha debatido sobre la necesidad de cambios en las prácticas de la Psicología Escolar, como alternativa a un modelo individualista y reduccionista que ha sido dominante durante muchos años en este campo. A pesar de la vasta literatura en esta área que indica caminos alternativos, desarrollar un trabajo contra corriente de esta tendencia sigue siendo un desafío para muchos psicólogos escolares. Por lo tanto, esta tesis doctoral tuvo como objetivo comprender la configuración subjetiva de la profesionalidad de un psicólogo escolar, en su relación con las prácticas de la Psicología Escolar, con el fin de contribuir con reflexiones que favorezcan nuevas comprensiones sobre esta área. Por lo tanto, el estudio se basó en la Teoría de la Subjetividad Cultural-Histórica, en la Epistemología Cualitativa y en el Método Constructivo-Interpretativo. La investigación se llevó a cabo durante un año, a través de un estudio de caso con una psicóloga escolar que trabaja en el Servicio de Apoyo al Aprendizaje Especializado, de la Secretaría de Educación del Distrito Federal. La construcción interpretativa involucra cuatro núcleos que contribuyeron a la elaboración del modelo teórico que permitió elaborar la tesis de que, la actuación de un psicólogo escolar en la perspectiva amplia y comprensiva requiere, no sólo la presencia de una concepción contrahegemónica, y de conocimientos teóricos y operativos, pero también la emergencia de recursos subjetivos que favorecen nuevas producciones subjetivas que contribuyen a la constitución de la profesionalidad. Se considera que tales producciones subjetivas pueden generarse en los espacios de formación a partir de una teoría que articule la comprensión de la formación profesional en la condición de ser procesos subjetivos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.