Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdf11,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Laura Maria (org.)-
dc.contributor.authorTeles, Lúcio França (org.)-
dc.date.accessioned2023-09-18T13:53:41Z-
dc.date.available2023-09-18T13:53:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-230-1122-2-
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500-
dc.description.abstractA formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasília (EDU)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogia presencial e online : uma experiência de formação docentept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND)pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.unidadeEditora Universidade de Brasília (EDU)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.