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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45779
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Titre: Assessment of corrosion-fatigue degradation of grade R4 steel sing an electrochemical-mechanical combined approach
Auteur(s): Canut, Felipe Azevedo
metadata.dc.contributor.email: felipe.canut@gmail.com
Orientador(es):: Mamiya, Edgar Nobuo
Coorientador(es):: Simões, Alda Maria Pereira
Assunto:: Fadiga
Corrosão
Aço - corrosão
Aço grau R4
Potencial de corrosão
Espectroscopia de impedância
Date de publication: 5-avr-2023
Référence bibliographique: CANUT, Felipe Azevedo. Influência da adição de zircônia tetragonal estabilizada com céria na resistência à fadiga por flexão em 4 pontos de compósitos Al2O3 – Ce-TZ Assessment of corrosion-fatigue degradation of grade R4 steel sing an electrochemical-mechanical combined approach. 2022. [116] f., il. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: O estudo trata do efeito combinado de carregamentos mecânicos cíclicos em ambiente corrosivo no aço grau R4. Este material é comumente empregado na produção de correntes de amarração das Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO). Ensaios de fadiga sob corrosão controlados por tensão foram realizados em água do mar artificial (3,5 p.% de NaCl). Uma célula de corrosão foi desenvolvida para esta finalidade. Carregamentos completamente alternados (R = −1) e na presença de carga média (R = 0, 1) foram utilizados nos experimentos. Testes de fadiga em ar e testes de imersão pura também foram realizados para fins comparativos. Os resultados mostraram uma aceleração da falha causada pelo ambiente corrosivo quando comparada à fadiga em ar. O efeito do ambiente corrosivo se torna mais severo para amplitudes de tensão mecânica menores. Medições periódicas do potencial de corrosão foram realizadas durante os experimentos e os sinais adquiridos foram correlacionados com o nível de degradação do corpo de prova. Esta técnica se mostrou eficaz na detecção de fenômenos importantes, como a formação de pites e iniciação de trincas. Medições de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) foram realizadas para avaliar a evolução do sistema eletroquímico durante os testes de fadiga sob corrosão e os resultados foram comparados com corpos de prova em imersão pura. Os corpos de prova também foram examinados em Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) e em microscópio confocal. A degradação da superfície lateral dos corpos de prova pelo efeito da corrosão foi avaliada usando a fração de área corroída como parâmetro. A partir da análise de microscópio, constatou-se que a aplicação de carga mecânica combinada com a exposição ao ambiente salino gera uma fração de área corroída maior em relação às amostras em imersão pura, destacando a natureza sinérgica da fadiga sob corrosão. Uma grande densidade de microfissuras e pites foi observada para as menores cargas de fadiga, enquanto poucos pites e grandes trincas secundárias foram identificados para as maiores amplitudes de tensão. Assim, a falha do aço grau R4 em ambiente salino pôde ser dividida em dois regimes: um dominado por efeitos eletroquímicos, observado para menores amplitudes de tensão, e outro dominado por efeitos mecânicos, observado em maiores amplitudes de tensão.
Abstract: The study deals with the combined effect of corrosion and mechanical cyclic stresses observed on the grade R4 steel. This material is commonly employed in the production of mooring chains used on Floating Production Storage and Offloading (FPSO). Corrosion-fatigue tests under stress-controlled loading were performed in artificial seawater (3.5 wt.% NaCl) using a corrosion cell developed for this purpose. Fully reversed (R = −1) and tension-tension (R = 0.1) loads were applied. In-air fatigue and no-load immersion tests were also carried out for comparative purposes. The results have shown an acceleration of the failure caused by the corrosive environment when compared to the in-air fatigue. The corrosive environment has a greater detrimental effect towards lower stress amplitudes on the observed corrosion-fatigue life. Periodic corrosion potential measurements were carried out during the experiments and the acquired signals were correlated with the degradation level of the specimen. This technique has proven to be effective in detecting important phenomena, such as pitting formation and crack initiation. Electrochemical Impedance Spectroscopy (EIS) measurements were performed to assess the evolution of the electrochemical system during the corrosion fatigue tests and the results were compared to non-loaded specimens. The specimens were examined in a Scanning Electron Microscope (SEM) and in a Confocal microscope. The corrosion degradation on the surface of the specimens was assessed using the corroded area fraction as an index. The microscopic analysis revealed that the application of mechanical loads together with chemical exposure produces a higher fraction of corroded area when compared to the no-load immersion samples, highlighting the synergistic nature of the corrosion fatigue phenomenon. A higher density of microcracks and pits were observed for the lower fatigue loads while large secondary cracks and few pits were identified for the higher amplitudes. Therefore, the failure of grade R4 steel in the seawater environment could be divided into two regimes: one dominated by electrochemical effects, observed in lower stress amplitudes, and the other dominated by mechanical effects for higher stress amplitudes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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