Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45315
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EuniceDiasdaRochaRodrigues.pdf10,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Benefícios cognitivos e sensoriomotores da tDCS associada ao treinamento musical de idosos : estudo randomizado, controlado, duplo cego
Autor(es): Rodrigues, Eunice Dias da Rocha
E-mail do autor: ediasdarocharodrigues@gmail.com
Orientador(es): Tavares, Maria Clotilde Henriques
Assunto: Ritmo
Estimulação transcraniana por corrente contínua
Função executiva
Sincronização sensório-motora
Idosos
Data de publicação: 15-Dez-2022
Referência: RODRIGUES, Eunice Dias da Rocha. Benefícios cognitivos e sensoriomotores da tDCS associada ao treinamento musical de idosos: estudo randomizado, controlado, duplo cego. 2022. 239 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A música pode ser considerada um dos estímulos mais complexos e de múltiplos domínios para o cérebro. Dentre os elementos que constituem a música, o ritmo é uma estrutura central e indispensável, pois ordena o movimento de padrões musicais no tempo e proporciona sustentação às demais estruturas musicais. Estudos que utilizam técnicas de neuromodulação como a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) têm demonstrado modificações das funções perceptivas, cognitivas e comportamentais. Estudos com músicos indicam que o desempenho musical pode ser aprimorado com a aplicação da tDCS sobre regiões como as áreas motoras e cerebelo. Infere-se ainda que a tDCS possa auxiliar na diminuição dos efeitos da idade sobre a cognição e a atividade cerebral. Considerando tais aspectos, o objetivo do presente estudo foi investigar os benefícios cognitivos e sensoriomotores da tDCS para idosos com e sem treinamento musical. Participaram do estudo 48 idosos com idades entre 60 e 86 anos, divididos em dois grupos, sendo 25 com treinamento musical e 23 sem treinamento musical. Dos participantes com treinamento musical, 10 (40%) foram submetidos à estimulação por tDCS anódica no cerebelo e 15 (60%) na área motora (M1). Entre os participantes sem treinamento musical, 10 (43,48%) receberam estimulação na área cerebelar e 13 (56,52%) na área motora. O instrumento utilizado para identificar as nuances rítmicas dos sujeitos da pesquisa foi o teste HBAT (Harward Beat Assessment Test). Para fins da verificação das funções executivas foram utilizados os instrumentos: MoCA, teste de STROOP, testes da bateria CANTAB - Cambridge Neuropsychological Test AutomatedBattery: MOT (Motor ScreeningTask) SWN (Spatial Working Memory), PAL (Paired Associates Learning). Para rastreio da capacidade/desempenho motor foi utilizado o SEQTAP (Sequential Finger Tapping Task). Os testes STROOP, SEQTAP e H-BAT foram realizados em duas sessões, separadas por um período de uma semana. Dentro de cada sessão foram realizados um teste pré e pós-tDCS de todos os testes, com a exceção dos testes MoCA, MOT, SWM e PAL. Os testes foram realizados antes e após a estimulação por tDCS, aplicada por 20 minutos no cerebelo e na área motora esquerda (M1). Os resultados do estudo revelaram, em relação às funções executivas, um leve comprometimento cognitivo na maior parte da amostra. Não foram observados benefícios da tDCS em relação aos testes cognitivos. As diferenças significativas se concentraram no grupo de indivíduos sem treinamento musical, com estimulação cerebelar. A estimulação não provocou efeitos ou provocou efeitos negativos, provocando piora no desempenho dos participantes. No tocante à sincronização sensório-motora, os resultados sugerem que a tDCS produziu efeito significativo nos índices de consistência e acurácia da sincronização verificados a partir do Music Tapping Test (MTT), tanto para indivíduos com treinamento quanto para participantes sem treinamento musical. Os possíveis efeitos foram verificados principalmente na área motora (M1). Com respeito à percepção rítmico-musical, foram constatados prováveis efeitos da estimulação por tDCS nas duas áreas estimuladas, sendo que os efeitos decorrentes da estimulação cerebelar se concentraram principalmente entre os participantes sem treinamento musical. Em comparação com o cerebelo, a área motora apresentou resultados mais satisfatórios advindos da neuromodulacão. Finalmente, no que concerne à aprendizagem de tarefa de digitação motora, os achados relacionados ao teste SEQTAP, os prováveis efeitos significativos foram verificados principalmente em indivíduos com treinamento musical, com maior efeito da estimulação na área motora (M1). Futuras pesquisas com perfis longitudinais poderão representar um formato importante para incrementar dados referentes aos efeitos da estimulação por tDCS nas áreas motora (M1) e cerebelo sobre a percepção e produção rítmico-musical de indivíduos idosos.
Abstract: Music can be considered one of the most complex and multi-domain stimuli for the brain. Among the elements that constitute music, rhythm is a central and indispensable structure, as it orders the movement of musical patterns in time and provides support to other musical structures. Studies using neuromodulation techniques such as transcranial direct current stimulation (tDCS) have demonstrated changes in perceptual, cognitive and behavioral functions. Studies with musicians indicate that musical performance can be improved with the application of tDCS on regions such as the motor area and cerebellum. It is also inferred that tDCS may help to reduce the effects of age on cognition and brain activity. Considering these aspects, the objective of the present study was to investigate the cognitive and sensorimotor benefits of tDCS for elderly people with and without music training.The study included 48 elderly people aged between 60 and 86 years, divided into two groups, 25 with musical training and 23 without musical training. Of the participants with musical training, 10 (40%) under went stimulation by anodic tDCS in the cerebellum and 15 (60%) in the motor area (M1). Among the participants without musical training, 10 (43.48%) received stimulation in the cerebellar area and 13 (56.52%) in the motor area. The instrument used to identify the rhythmic nuances of the research subjects was the H-BAT test (Harward Beat Assessment Test). The following instruments were used to verify executive functions: MoCA, STROOP test, CANTAB battery tests - Cambridge Neuropsychological Test Automated Battery: MOT (Motor Screening Task) SWN (Spatial Working Memory), PAL (Paired Associates Learning). The SEQTAP (Sequential Finger Tapping Task) was used to track motor capacity/performance. The STROOP, SEQTAP and H-BAT tests were performed in two sessions, separated by a period of one week. Within each session, a pre and post-tDCS test of all tests was performed, with the exception of the MoCA, MOT, SWM and PAL tests. The tests were performed before and after stimulation by tDCS, applied for 20 minutes in the cerebellum and in the left motor area (M1). The results of the study revealed, in relation to executive functions, a mild cognitive impairment in most of the sample. No benefits of tDCS were observed in relation to cognitive tests. The significant differences were concentrated in the group of individuals without musical training, with cerebellar stimulation. The stimulation did not cause effects or caused negative effects, causing a worsening in the performance of the participants. Regarding sensorimotor synchronization, the results suggest that tDCS produced a significant effect on the consistency and accuracy of synchronization rates verified from the Music Tapping Test (MTT), both for individuals with training and for participants without musical training. The possible effects were verified mainly in the motor area (M1). Regarding the rhythmic-musical perception, probable effects of stimulation by tDCS were observed in the two stimulated areas, and the effects resulting from cerebellar stimulation were mainly concentrated among participants without musical training. In comparison with the cerebellum, the motor area showed more satisfactory results from neuromodulation. Finally, regarding the learning of the motor typing task, the findings related to the SEQTAP test, the probable significant effects were verified mainly in individuals with musical training, with greater effect of stimulation in the motor area (M1). Future research with longitudinal profiles may represent an important format to increase data regarding the effects of stimulation by tDCS in the motor areas (M1) and cerebellum on the perception and rhythmicmusical production of elderly individuals.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.