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ARTIGO_EnsaioMusicobiografizacaoVertente.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical
Otros títulos : An essay on musicobiography as a strand for (auto)biographical research in music education
Un ensayo sobre la musicobiografía como línea de investigación (auto)biográfica en educación musical
Autor : Abreu, Delmary Vasconcelos de
metadata.dc.contributor.email: mailto:delmaryabreu@unb.br
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-5787-5703
Assunto:: Ensaio teórico
Automedialidade
Musicobiografização
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
Citación : ABREU, Delmary Vasconcelos de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, João Pessoa, v. 30, n. 2, art. e30202, 2022. DOI 10.33054/ABEM202230202. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/1099/631. Acesso em: 18 nov. 2022.
Resumen : Este artigo, de caráter teórico, circunscrito à educação musical e pesquisa (auto)biográfica, trata do conceito de musicobiografização que venho construindo com as pesquisas realizadas no campo da educação musical no Brasil. Ao longo das reflexões busquei argumentar, justamente, sobrea necessidade de se assumir a musicobiografização como um acontecimento apropriador automedial para propiciar ao campo da educação musical um modo de contribuir com a formação dos sujeitos que se relacionam com a música. Com exemplos práticos advindos de pesquisas busquei compreender a automedialidade como uma refiguração do acontecimento apropriador, que, nos proferimentos performativos explícitos, no ato de fazer narrativas de si mediado pela música, é onde reside a ação.Por ser um artigo de caráter teórico ensaístico, a discussão aqui não se configura como um pensamento sistematizado, mas, uma vez localizado no movimento (auto)biográfico empreendido dentro do campo da educação musical por cerca de duas décadas, a proposta consistiu em discutir e aprofundarminha intenção em contribuir com a noção de musicobiografização para as dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam potencialidades e desafios para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical.
Abstract: This theoretical article, limited to music education and (auto)biographical research, deals with the concept of musicobiography that I have been building with the researches carried out in the field of music education in Brazil. Throughout the reflections, I tried to argue, precisely, about the necessity of assuming musicobiography as a self-medial appropriating event to provide the field of music education with a way to contribute to the formation of subjects that relate to music. With practical examples coming from researches, I seek to understand self-mediality as a refiguration of the appropriating event that, in the explicit performative utterances, in the act of making narratives of oneself mediated by music, is where the action resides. As this is an essay of theoretical nature, the discussion here is not configured as a systematized thought, but, once located in the (auto)biographical movement undertaken within the field of music education for about two decades, the proposal was to discuss and deepen my intention to contribute with the notion of musicobiography to the epistemological and methodological dimensions that point potentialities and challenges for (auto)biographical research in music education.
Licença:: Revista da Abem - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/1099/631. Acesso em: 18 nov. 2022.
DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM202230202
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