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Título: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino dos conceitos básicos de ondulatória
Outros títulos: A potentially significant teaching unit for the teaching of the basic concepts of undulatory
Autor(es): Medeiros, Mateus Sousa de
E-mail do autor: mateus.fis.unb@gmail.com
Orientador(es): Pedroza, Antonio Carlos
Assunto: Ensino de Física
Ondulatória
Cordas
Exercícios físicos
Interferência
Data de publicação: 5-Mai-2022
Referência: MEDEIROS, Mateus Sousa de. Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino dos conceitos básicos de ondulatória. 2022. 255 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho aborda conceitos iniciais do modelo ondulatório tomando como ponto de partida o aprendizado do modelo de movimento periódico. Foi aplicado e reaplicado em uma escola pública do Distrito Federal, para um total de onze turmas e 322 alunos, entre os anos de 2019 e 2021. A pesquisa utilizou as definições de David Ausubel a respeito da aprendizagem significativa como ponto de partida para estabelecer fundamentação teórica. A metodologia de aplicação do trabalho se organizou como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, enquanto a de pesquisa se orientou a partir da perspectiva translacional. A proposta foi pensada no primeiro momento para a modalidade de ensino presencial; no entanto, precisou ser adaptada para a modalidade remota devido à pandemia da COVID-19. Para o desenvolvimento e a aplicação, vídeos foram criados utilizando recursos variados como gravação de aula expositiva, criação de animação, edição de vídeo e uso de simulador. Os principais resultados indicam que as interações entre o professor e os alunos é fundamental dentro do processo de planejamento da metodologia de aplicação, apesar da teoria ausubeliana não contemplar tais relações em seu processo de análise da aprendizagem. A presente pesquisa encontrou barreiras associadas à disponibilidade de recursos para que os alunos pudessem realizar as atividades propostas com os equipamentos e tempo adequados. Por fim, os materiais criados e utilizados durante o desenvolvimento da sequência didática estão disponibilizados publicamente.
Abstract: The present work approaches initial concepts of the wave model taking as a starting point the learning of the periodic motion model. It was applied and reapplied in a public school in the Federal District, for a total of eleven classes and 322 students, between the years 2019 and 2021. The research used David Ausubel's definitions about meaningful learning as a starting point to establish a foundation theoretical. The work application methodology was organized as a Potentially Significant Teaching Unit, while the research methodology was guided from the translational perspective. The proposal was initially conceived for the face-to-face teaching modality; however, it had to be adapted to the remote modality due to the COVID-19 pandemic. For the development and application, videos were created using various resources such as lecture recording, animation creation, video editing and use of a simulator. The main results indicate that the interactions between the teacher and the students are fundamental within the planning process of the application methodology, despite the ausubelian theory does not include such relationships in its learning analysis process. The present research found barriers associated with the availability of resources so that students could carry out the proposed activities with adequate equipment and time. Finally, the materials created and used during the development of the didactic sequence are publicly available.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
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