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Título: A modernização do processo seletivo na Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB) : análises e reflexões sobre seus efeitos no período de 2010 a 2019
Autor(es): Cruz, Daniel Ferraz Tavares da
E-mail do autor: danielc@unb.br
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Assistência estudantil
Modernização
Comunicação pública
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 4-Mai-2022
Referência: CRUZ, Daniel Ferraz Tavares da. A modernização do processo seletivo na Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB): análises e reflexões sobre seus efeitos no período de 2010 a 2019. 2022. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os efeitos da modernização do processo seletivo da Assistência Estudantil da UnB empreendido entre os anos de 2010 e 2019, período de ampliação (2010-2015) e declínio (2016-2019) do financiamento da política ante um contexto de demanda crescente. A “modernização do processo”, concebida como uma das respostas à necessidade de lidar com a demanda crescente e com as exigências de melhoria do processo seletivo conforme auditoria externa da Controladoria Geral da União (CGU), foi apreendida a partir de três eixos: [1] a substituição do sistema utilizado para realizar a seleção dos estudantes; [2] mudanças no fluxo da avaliação social e na comunicação entre Assistentes Sociais e discentes; [3] a revisão de critérios e documentos da avaliação social. Para tanto buscamos indicar os principais momentos e transformações desse contexto de forma a permitir uma interpretação mais precisa dos dados. As informações demonstraram que a modernização aumentou a produtividade, mas não logrou êxito na melhoria das taxas de conclusão dos processos. O problema de comunicação que inviabilizava a inscrição de um grande número de estudantes foi deslocado, a partir da mudança no fluxo de atendimento, para o âmbito da interlocução entre Assistentes Sociais e estudantes o que implicou um aumento nas desclassificações. Os efeitos da modernização sobre o perfil dos estudantes beneficiados foi contraditório, de um lado, a assimetria entre estudantes do sexo masculino e do sexo feminino aparentemente foi reduzida. De outro lado, a modernização favoreceu estudantes brancos em detrimento de pardos. Do ponto de vista dos profissionais, os ganhos na organização do processo ocorreram mediante intensificação do trabalho uma vez que a atividade de orientação oral converteu-se em registro escrito. Os resultados do ponto de vista da gestão foram satisfatórios, pois permitiram sanar os problemas indicados pela auditoria externa, aumentaram a produtividade e a capacidade de controle sobre o trabalho da equipe. Embora os dados, as análises empreendidas e a vivência do pesquisador não nos permitam afirmar que houve uma piora do processo seletivo, em termos quantitativos, é possível afirmar que as mudanças empreendidas apontam para uma reorientação ético-política que tende, em termos qualitativos, a favorecer a perspectiva do mérito em detrimento da equidade, reforçando uma seletividade fria e indiferente que tende a responsabilizar os estudantes pelas suas dificuldades. Dessa forma, a modernização compatibilizou-se com a perspectiva produtivista, acarretando uma transformação conservadora, que concentrou poder institucional e reduziu o potencial comunicativo dos processos de avaliação socioeconômica, contrapondo-se aos objetivos ético-políticos do Serviço Social e principiológicos da Comunicação Pública.
Abstract: This study aims to analyze the modernization’s effects over the selection process of students to engage Student Assistance at UnB. The analysis carried out between 2010 and 2019, a period of expansion, until the year of 2015, and decline of policy funding in a context of growing demand. The "modernization of the process", conceived, on one hand, as a answer to deal with the growing demand and, on the other hand, as a response to Controladoria Geral da União (CGU) that asked for improvements on the selection process, was understood from three axes: [1] the replacement of the system used to carry out the students’ selection; [2] the changes in the flow of the socioeconomic assessment process and in the communication between social workers and students; [3] the review of social assessment criteria and documents. Therefore, we seek to indicate the main moments and transformations of this context in order to allow a more accurate interpretation of the data. The information showed that the modernization increased productivity, but was not successful in improving the processes’ completion rates. The change in the service flow shifted the communication problem from the enrollment stage to the scope of dialogue between social workers and students. This implied, on the one hand, a reduction in the number of students with incomplete enrollment and, on the other hand, an increase in disqualifications. The effects of modernization on the profile of the students benefited were contradictory, on the one hand, the asymmetry between male and female students was apparently reduced. On the other hand, modernization favored white students at the expense of browns. From the professionals' point of view, the gains in the organization of the process occurred through the intensification of the work, since the oral guidance activity was converted into a written record. The results from the management point of view were satisfactory, as they allowed the problems indicated by the external audit, increased productivity and the ability to control the team's work. Although the data, the analyzes undertaken and the researcher's experience do not allow us to say that there was a worsening of the selection process, in quantitative terms, it is possible to affirm that the changes undertaken point to an ethical-political reorientation that tends, in qualitative terms, to favoring the perspective of merit over equity, reinforcing a cold and indifferent selectivity that tends to blame students for their difficulties. In this way, modernization became compatible with the productivist perspective, leading to a conservative transformation, which concentrated institutional power and reduced the communicative potential of the socioeconomic assessment processes, opposing the ethical-political objectives of Social Work and the principles of Public Communication.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
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