Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43315
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AllexRodrigoMedradoAraújo.pdf9,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Fátima Aparecida dos-
dc.contributor.authorAraújo, Allex Rodrigo Medrado-
dc.date.accessioned2022-04-04T19:59:35Z-
dc.date.available2022-04-04T19:59:35Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Allex Rodrigo Medrado. Águas Claras sensível: narrativas de si e da cidade. 2021. 321 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43315-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se desenvolve a partir da motivação de uma narrativa de si na intimidade, tendo como suporte as visualidades produzidas em um contexto de cidade, para entender alguns mecanismos do cotidiano, da produção do espaço social e da política. A narrativa da cidade tem como centro a região administrativa, número XX do território do Distrito Federal, Águas Claras, palco em que se obtém dados íntimos e pessoais travestidos de imagens e discursos. A tese se norteia, principalmente, pelos pensamentos dos autores: Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Agnes Heller, Henri Lefebvre e Richard Sennett, no entrecruzamento das noções sobre partilha do sensível, dissenso, inoperosidade, produção do espaço e sobre o cotidiano. Sendo assim, buscando estabelecer, a partir das visualidades compartilhadas e produzidas, uma relação de subjetivação política e imagética na cidade, a partir de um sistema de evidências para que, então, uma “Águas Claras sensível” seja irrompida. A investigação, enquanto uma pesquisa-ação, se divide metodologicamente em dois momentos: o primeiro consiste na aplicação de questionário online, análise de redes sociais digitais e produção de mapa afetivo móvel, para a construção do que seria uma Partilha do sensível, entendendo-a como as visualidades hegemônicas espontâneas à pesquisa; O segundo, composto por grupos focais com moradores da cidade e suas partilhas íntimas, com diários e práticas artísticas de intervenção na rua, mediante o qual outra Águas Claras foi evidenciada, ou seja, a produção de visualidades não hegemônicas. Ao fim, desvela-se, a partir dessas partilhas, visualidades e formas, um sistema de re-produção do sistema capital que incorre em práticas sociais neste espaço; uma observação de subjetividades construídas em uma classe média excludente e desigual, na qual, diante de cenas de dissenso, precisamos inoperar processos de romantização, sob os quais nossas intimidades são construídas e despolitizadas. Eu percebi como a produção de imagens artísticas nas ruas, nos lugares privados e nas intimidades podem configurar e desconfigurar imagens e redistribuir a partilha do sensível no contexto da cidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÁguas Claras sensível : narrativas de si e da cidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordÁguas Claras (DF)pt_BR
dc.subject.keywordSubjetivação políticapt_BR
dc.subject.keywordIntimidadept_BR
dc.subject.keywordVisualidadespt_BR
dc.subject.keywordCotidianopt_BR
dc.description.abstract1Abstract: This research was developed by the narrative of self motivation, and intimacy, supported by the visualities produced in the context of a city, to understand some mechanisms of everyday life, the production of social space, and politics. The center of the city's narrative is the administrative region, number XX, territory of the Federal District, Águas Claras, a stage where intimate and personal data were obtained, and dressed up as images and speeches. The thesis is mainly guided by the thinking of the authors: Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Agnes Heller, Henri Lefebvre, and Richard Sennet, in the intersection of their notions about distribution of the sensible, dissent, inoperability, space production and the everyday life. Therefore, seeking to establish from shared and produced visualities, a relationship between imagery and political subjectivation in the city, from one city's evidence system, thus a “Sensitive Águas Claras” could emerge. The investigation became an action-research divided in two ways: the first through the application of an online questionnaire, analysis of digital social networks, and production of a mobile affective map, to build what would be a Distribution of the sensible, understanding it as the hegemonic spontaneous visualizaties to the research; The second one consisted by focus groups with city residentes, and their personal sharing, through a diary and artistic practices of intervention on the street, in bringing another Águas Claras, that is, the production of non-hegemonic visualities. In the end, from these sharings, visualities and forms, a system of re-production of the capital system that incurs in social practices in this space is unveiled; an observation of subjectivities constructed in an excluding and unequal middle class, in which, faced with scenes of dissent, we need to inoperate processes of romanticization, under which our intimacies are constructed and depoliticized. I understood how the production of artistic images in the streets, in private places and in the intimacies can configure and deconfigurate images and redispense the distribution of the sensible in the context of the city.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.