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2021_YoneMartinsMedeirosMarques.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengifo-Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorMarques, Yone Martins Medeiros-
dc.date.accessioned2022-04-01T20:45:47Z-
dc.date.available2022-04-01T20:45:47Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.date.submitted2021-12-13-
dc.identifier.citationMARQUES, Yone Martins Medeiros. Experiências na alfabetização de crianças com sistemas remotos em meio a pandemia de Covid-19 no Distrito Federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43275-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA leitura envolve mais que habilidades alfabéticas, ela é um processo de pensamento de alta complexidade. Uma competência aprendida que requer reiteração e instrução. Com a suspensão de aulas presenciais no Distrito Federal imposta pela necessidade de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, o ensino e aprendizado da leitura precisaram adaptar-se para uma realidade com sistemas remotos de ensino. Professores alfabetizadores reinventaram suas estratégias de ensino de modo a alcançar a meta de alfabetizar todos os seus alunos. Nesse contexto, a investigação procura analisar como ocorreram essas aprendizagens referentes ao ensino da leitura em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de umaescola pública do Distrito Federal. Por meio de análise de tarefas e microgenética das aulas online, buscou-se caracterizar o trabalho da professora tendo como base as contribuições da psicologia cognitiva.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperiências na alfabetização de crianças com sistemas remotos em meio a pandemia de Covid-19 no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordProcessos cognitivospt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordAulas onlinept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Reading involves more than alphabetic skills, it is a highly complex thought process. A learned competency that requires reiteration and instruction. With the suspension of classroom classes in the Federal District imposed by the need for social isolation due to the Covid-19 pandemic, teaching and learning to read needed to adapt to a reality with remote education systems. Literacy teachers have reinvented their teaching strategies in order to reach the goal of literate all their students. In this context, the investigation seeks to analyze how these learnings related to the teaching of reading occurred in a class of the 1st year of elementary school in a public school in the Federal District. Through task analysis and microgenetics of online classes, we sought to characterize the teacher's work based on the contributions of cognitive psychology.esumo em Inglês.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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