Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42602
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DiretrizReabilitacaoVias.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Diretriz de reabilitação de vias para pedestres em espaços urbanos : conforto térmico como estratégia de sustentabilidade em Taguatinga - DF
Outros títulos: Sidewalk rehabilitation guideline : thermal comfort as a sustainability strategy in Taguatinga - DF
Directriz de rehabilitación em calzada : confort térmico como estrategia de sostenibilidad em Taguatinga - DF
Autor(es): Cavalcanti, Gabriela
Sales, Gustavo de Luna
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8119-0173
https://orcid.org/0000-0002-9852-7921
Assunto: Espaços urbanos
Conforto ambiental
Pedestres
Vegetação
Data de publicação: 14-Mai-2021
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: CAVALCANTI, Gabriela; SALES, Gustavo de Luna. Diretriz de reabilitação de vias para pedestres em espaços urbanos: conforto térmico como estratégia de sustentabilidade em Taguatinga - DF. Paranoá, Brasília, v. 1, n. 30, 2021. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.06. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/35166. Acesso em: 17 dez. 2021.
Resumo: A forma urbana atinge de maneira direta o uso do espaço. O processo de urbanização envolve a troca de parte das áreas permeáveis por pavimentação, a construção de edificações que alteram ou impossibilitam o fluxo natural dos ventos, a inércia térmica e até mesmo o microclima. Essas alterações podem gerar o desconforto térmico àqueles que utilizam o espaço. Diante disso, diversos estudos abordam os fatores que geram o desconforto térmico e as possíveis soluções de mitigação do problema, visando favorecer a utilização do espaço urbano de maneira confortável. Este artigo analisa, à luz de estudos já realizados e a partir de medições de temperatura de superfície em espaço de passagem para pedestres em meio urbano inserido em clima tropical, a diferença de temperatura entre superfícies de passagem e o ar local, visto que o primeiro influencia o microclima e pode gerar desconforto. Os resultados obtidos revelam considerável diferença de temperatura dos pavimentos em relação ao ar em trecho da Avenida Comercial Sul, Taguatinga - DF com uso de termômetro a laser. A partir de resultados obtidos, propõe-se uma estratégia de melhoria do conforto térmico apoiada na vegetação urbana.
Abstract: The urban form reaches directly in the use of space. The process of urbanization envelop the switch of parts of permeable área for pavement, the construction of edifications that change or preclude the natural flow of winds, the termo inerteness and even the micro-climate. These changes can create thermaldiscomfort to those that uses the area. That it said, many studies approach the causes that creates the termaldiscomfort and the possible solutions to mitigate the problem, aiming to further theuse of the urban area in a comfortable way. This article analyzes, in the surface of areas for the use of pedestrians in the urban field in a tropical climate, the difference of temperature between the surface of pedestrian use and the local air, in the light that the first one influences the micro-climate and creates discomfort. The results obtained show a considerable difference in floor temperature in relation to air. In stretch of Avenida Comercial Sul, Taguatinga-DF with use of laser thermometer. Based on the results obtained, a strategy to improve termal comfort is proposed, supported by urban vegetation.
Resumen: La forma urbana alcanza de manera directa el uso del espacio. El processo de urbanización involucra el cambio de parte de las zonas permeables por pavimentación, la construcción de edifícios que alteran o imposibilitan el flujo natural de los vientos, la inercia térmica y incluso el microclima. Estas enmiendaspueden generar incomodidad térmica a aquellos que utilizan el espacio. Ante esto, diversos estudios abordan los factores que generan el malestar térmico y las posibles soluciones de mitigación del problema, con elobjetivode favorecer la utilización del espacio urbano de manera cómoda. Este artículo analiza, a la luz de estudios ya realizados y a partir de mediciones de temperatura de superfície en espacio de passo para peatones en unmedio urbano situado en um clima tropical, la diferencia de temperatura entre las superfícies de passo y el aire local, ya que la primera influencia el microclima y puede generar incomodidad. Los resultados obtenidos muestran uma considerable diferencia de temperatura entre el suelo y el aireem tramo de la Avenida Comercial Sul, Taguatinga-DF com uso de termómetro láser.A partir de los resultados obtenidos, se propone uma estratégia de mejora del confort térmico apoyada en la vegetación urbana.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.06
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.