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Título: Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : Efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
Autor(es): Nascimento Filha, Maria Adélia do
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Equivalência de estímulos
Treino de regras de resolução
Decimais
Adição
Subtração
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: Nascimento Filha, Maria Adélia do. Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais: Efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021.
Resumo: Foi avaliado o efeito de regras de resolução de problemas escritos de adição e subtração, com decimais e a incógnita nas posições a, b e c, após a formação de classes de equivalência com diferentes representações de cada operação (com numerais, com figuras e problemas escritos). Participaram cinco crianças (10-12 anos) do 5º ano do Ensino Fundamental, com escores no Pré-Teste Geral (tarefa de lápis e papel) inferiores a 70% de acerto na resolução dos três formatos de problemas. Nas duas unidades do Programa de Ensino foram realizados treinos de discriminações condicionais entre representações por figuras e operações com numerais ou problemas escritos, testes de classes de equivalência, e treino de regras de resolução de problemas escritos de adição e de subtração com decimais. Os participantes formaram classes de equivalência e após a Unidade 2 foi verificado, no Pós-Teste Geral, aumento dos escores na resolução de problemas nos três formatos, de adição e subtração, e com as três posições da incógnita. Na Unidade 2 foi verificada a necessidade de dividir o ensino de regras de resolução de problemas que envolvem dezenas, reserva, e alteração da operação para mudar a incógnita para a posição c. As contingências de ensino programadas ampliam os conhecimentos sobre o ensino de comportamentos matemáticos e os procedimentos utilizados podem ser adaptados com potencial de sucesso no contexto escolar.
Abstract: The effect of written problem-solving rules of addition and subtraction was evaluated, with decimals and the unknown in positions a, b and c, after forming equivalence classes with different representations of each operation (with numerals, with figures, and written problems). Five children (10-12 years old) from the 5th year of elementary school and with scores on the General Pre-Test (pencil and paper task) of less than 70% correctness in solving the three problem formats participated. Both units of the Teaching Program have carried out training on conditional discriminations between representations by figures and operations with numerals or written problems, tests of equivalence classes, and training on rules for solving written problems of addition and subtraction with decimals. The participants formed equivalence classes. After Unit 2, it was verified in the General Post-Test an increase in the scores in problem-solving, in the three formats of addition and subtraction, and with the three unknown positions. In Unit 2, it was verified the need to divide the teaching of problem solving rules that involve tens, reserve, and operation alteration to change the unknown to position c. The programmed teaching contingencies expand knowledge about the teaching of mathematical behaviors and the procedures used can be adapted with potential for success in the school context.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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