Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41607
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MobilidadeUrbanaPandemia.pdf230,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mobilidade urbana e pandemia da Covid-19 : apontamentos e perspectivas para o transporte público no Distrito Federal
Outros títulos: The urban mobility and Sars-Cov2 pandemic : notes and perspectives for public transport system in the federal district
Autor(es): Lima, Carlos Henrique Magalhães de
Silva, Carolina Pescatori Candido da
Cruz, Luciana Saboia Fonseca
Cruz, Leandro de Souza
Santarém, Paulo Henrique da Silva
Bitencourt, Ricardo Batista
Machado, Caroline
Barbosa, Daniela Pereira
Schattan, Renato
Lago, Ana Carolina
Assunto: Equidade
Mobilidade urbana
Covid-19
Brasília (DF)
Data de publicação: Nov-2020
Editora: Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB)
Referência: LIMA, Carlos Henrique Magalhães de et al. Mobilidade urbana e pandemia da Covid-19: apontamentos e perspectivas para o transporte público no Distrito Federal. Participação, Brasília, ano 19, ed. esp., n. 34, p. 127-129, nov. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_y95_7QMT_wC8vhwQUCJamcPgTvbjtBC/view. Acesso em: 19 jul. 2021.
Resumo: A proposta da pesquisa é formular perspectivas para um cenário pós-pandemia da Covid-19 centradas no transporte e mobilidade. A crise decorrente do isolamento teve impacto muito forte sobre a economia, num modo geral, o que se espera é uma queda pronunciada do PIB e um cenário crítico de incerteza no Brasil e no mundo; em particular, efeitos negativos sobre o mercado de trabalho, o que pode piorar ao longo deste e dos próximos anos. A paralisação de diversas atividades decorrentes do isolamento social colocou em evidência muitas fragilidades do sistema de transporte atual. Esta pesquisa pretende apontar perspectivas relacionadas à mobilidade urbana no Distrito Federal, mais especificamente, no que se refere ao dimensionamento e padrões de circulação. Destacamos: o dimensionamento da frota; os padrões de circulação intra-bairros; a forma de integração com as diversas partes que configuram uma região metropolitana heterogênea como Brasília. Trata-se de pesquisa detida e vertical com potencial para repercutir no conjunto da cidade. Por isso considerados análise mais detida das seguintes Regiões Administrativas: Ceilândia (RA IX); Taguatinga (RA III); Samambaia (RA XII) e SCIA/Estrutural (RA XXV).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Teoria e História (FAU THA)
Licença: Declaração de Direito Autoral - A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/about/submissions. Acesso em: 19 jul. 2021.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.