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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41397
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Titre: Influência da carga na memória de trabalho no reconhecimento de expressões faciais emocionais em crianças
Auteur(s): Araujo, Anna Thallita de
metadata.dc.contributor.email: annatharaujo@gmail.com
Orientador(es):: Souza, Wânia Cristina de
Assunto:: Memória de trabalho
Emoções - percepção
Expressão facial - reconhecimento
Infância
Date de publication: 12-jui-2021
Référence bibliographique: ARAUJO, Anna Thallita de. Influência da carga na memória de trabalho no reconhecimento de expressões faciais emocionais em crianças. 2021. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília 2021.
Résumé: A capacidade de reconhecer expressões faciais emocionais na infância é fundamental para as interações sociais e essa habilidade amadurece ao longo do desenvolvimento infantil. A memória de trabalho é a capacidade do indivíduo em identificar e selecionar estímulos, além de planejar uma ação em relação a tais estímulos. Sabe-se que estímulos emocionais são considerados altamente informativos em tarefas de memória de trabalho. A presente pesquisa buscou avaliar se a carga na memória de trabalho interfere no reconhecimento das seis expressões faciais de alegria, tristeza, medo, raiva, nojo e surpresa em crianças. A pesquisa foi realizada com 30 participantes, 22 do sexo feminino, dos 07 aos 11 anos, em uma escola pública do Distrito Federal. Os participantes realizaram uma tarefa de memória de trabalho visuoespacial ao mesmo tempo em que era necessário reconhecer as seis expressões faciais. Os resultados mostraram que o aumento na carga na memória de trabalho influenciou no reconhecimento de expressões de tristeza, medo e nojo, e que o efeito da carga influenciou no grupo de crianças mais velhas. Conclui-se que há diferença entre as diferentes idades do desenvolvimento infantil no reconhecimento de expressões faciais e para o processamento de tarefas de memória de trabalho.
Abstract: The ability to recognize emotional facial expressions in childhood is crucial in social interactions, and the skill ripens through the infant’s development. Working memory is the aptitude of an individual of identifying and selecting stimuli, in addition to planning an action regarding those stimuli. It is known emotional stimulus is considered highly informative in working memory tasks. The following research looked for assess if the working memory load interferes when recognizing in children six facial expressions of happiness, anger, disgust, fear, sadness and surprise. This research has been done with the participation of 30 children, 22 being females, between 7 and 11 years old, in a public elementary school in the Federal District of Brazil. The participants did visual-spatial working memory tasks at the same time it was required to acknowledge six facial expressions. The results showed that the increment in working memory loads influenced when recognizing facial expressions and processing high working memory load tasks.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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