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Título: Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
Autor(es): Mesquita, William Marques
E-mail do autor: will01emb@gmail.com
Orientador(es): Costa, Clarice da Silva
Assunto: Ceilândia (DF)
Cordel
Identidade cultural
Indivíduo práxico
Psicologia positiva
Data de publicação: 13-Abr-2021
Referência: MESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado pretende investigar através de uma ação pedagógica estética se é possível influenciar ou modificar a percepção dos estudantes do 3o Segmento da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal, sobre o que eles pensam da cidade que vivem. Essa investigação ainda reflete sobre a possibilidade de valorização identitária da Região Administrativa de Ceilândia, bem como de seus espaços socioculturais através da literatura de cordel, por meio de um estudo de caso. Destarte, a metodologia utilizada foi a aplicação dos questionários sócio-histórico-culturais e os procedimentos das atividades relacionadas à produção do cordel, com as temáticas de Ceilândia e a produção de xilogravuras (em isopor), associadas aos seus espaços, que demonstram forte caráter simbólico, histórico e mnemônico apontados nos resultados das cartografias afetivas de mapas mentais elaboradas pelos estudantes colaboradores. As teorias centrais que fundamentam as discussões e as análises propostas nesta pesquisa são a utilização dos cordéis como ferramenta pedagógica, o estudo demográfico de Ceilândia e a psicologia positiva. Para tanto, foram utilizados os psicólogos Seligman, Vygotsky, Bruner e Csikszentmihalyi; os sociólogos Morin e Hall, o filósofo Bachelard, o pedagogo Paulo Freire, o psicopedagogo Herbart, os professores Puig e Teixeira Coelho e o psicólogo, filósofo, educador, cientista político e social, Dewey.
Abstract: This Master's Dissertation intends to verify through an aesthetic pedagogical action if it is possible to influence or modify the perception that the students of the 3rd Segment of Youth and Adult Education from the Educational Center 06 of Ceilândia, Distrito Federal, regarding what they think about the city they live. This investigation still reflects on a possibility of identity valorization of the Ceilândia Administrative Region, as well as its socio-cultural spaces via Cordel literature, through a case study. Thus, the methodology used was the application of the socio-historical-cultural questionnaires, the procedures of activities related to the production of the Cordel, with the themes of Ceilândia and the production of woodcuts with styrofoam, associated with its spaces, which demonstrate symbolic, historical and mnemonic, strong character pointed out in the results of affective cartographies of mental maps elaborated by the collaborating students. The central theories that underlie the discussions and analyzes proposed in this research are the use of cordel as a pedagogical tool, the ethnographic study of Ceilândia, and also positive psychology. To this end, psychologists Seligman, Vygotsky, Bruner, and Csikszentmihalyi were used; the sociologists Morin and Hall, the philosopher Bachelard, the pedagogue Paulo Freire, the psychopedagogue Herbart, the teachers Puig and Teixeira Coelho and the psychologist, philosopher, educator, political and social scientist, Dewey.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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