Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40515
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WilliamMarquesMesquita.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Clarice da Silva-
dc.contributor.authorMesquita, William Marques-
dc.date.accessioned2021-04-13T13:58:36Z-
dc.date.available2021-04-13T13:58:36Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.date.submitted2020-10-31-
dc.identifier.citationMESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40515-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação de Mestrado pretende investigar através de uma ação pedagógica estética se é possível influenciar ou modificar a percepção dos estudantes do 3o Segmento da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal, sobre o que eles pensam da cidade que vivem. Essa investigação ainda reflete sobre a possibilidade de valorização identitária da Região Administrativa de Ceilândia, bem como de seus espaços socioculturais através da literatura de cordel, por meio de um estudo de caso. Destarte, a metodologia utilizada foi a aplicação dos questionários sócio-histórico-culturais e os procedimentos das atividades relacionadas à produção do cordel, com as temáticas de Ceilândia e a produção de xilogravuras (em isopor), associadas aos seus espaços, que demonstram forte caráter simbólico, histórico e mnemônico apontados nos resultados das cartografias afetivas de mapas mentais elaboradas pelos estudantes colaboradores. As teorias centrais que fundamentam as discussões e as análises propostas nesta pesquisa são a utilização dos cordéis como ferramenta pedagógica, o estudo demográfico de Ceilândia e a psicologia positiva. Para tanto, foram utilizados os psicólogos Seligman, Vygotsky, Bruner e Csikszentmihalyi; os sociólogos Morin e Hall, o filósofo Bachelard, o pedagogo Paulo Freire, o psicopedagogo Herbart, os professores Puig e Teixeira Coelho e o psicólogo, filósofo, educador, cientista político e social, Dewey.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCeilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.subject.keywordCordelpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordIndivíduo práxicopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia positivapt_BR
dc.description.abstract1This Master's Dissertation intends to verify through an aesthetic pedagogical action if it is possible to influence or modify the perception that the students of the 3rd Segment of Youth and Adult Education from the Educational Center 06 of Ceilândia, Distrito Federal, regarding what they think about the city they live. This investigation still reflects on a possibility of identity valorization of the Ceilândia Administrative Region, as well as its socio-cultural spaces via Cordel literature, through a case study. Thus, the methodology used was the application of the socio-historical-cultural questionnaires, the procedures of activities related to the production of the Cordel, with the themes of Ceilândia and the production of woodcuts with styrofoam, associated with its spaces, which demonstrate symbolic, historical and mnemonic, strong character pointed out in the results of affective cartographies of mental maps elaborated by the collaborating students. The central theories that underlie the discussions and analyzes proposed in this research are the use of cordel as a pedagogical tool, the ethnographic study of Ceilândia, and also positive psychology. To this end, psychologists Seligman, Vygotsky, Bruner, and Csikszentmihalyi were used; the sociologists Morin and Hall, the philosopher Bachelard, the pedagogue Paulo Freire, the psychopedagogue Herbart, the teachers Puig and Teixeira Coelho and the psychologist, philosopher, educator, political and social scientist, Dewey.pt_BR
dc.contributor.emailwill01emb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.