Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40202
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM
Auteur(s): Costa, Arthur Reichert
Batista, Filipe Aziz
Santos, Larissa Pereira da Costa
Oliveira, Marcus Jessé Alves de
Viane, Dianne Magalhães
Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Cornelio, Emilly Meireles Braga
Silva, Fernanda Rose
Koide, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Assunto:: Oficinas pedagógicas
Ciência
Tecnologia
Engenharia
Matemática
Programação com Arduino
Date de publication: déc-2020
Editeur: ABENGE
Référence bibliographique: COSTA, Arthur Reichert et al. Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3339. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339.
Résumé: Recentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3339
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40202/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.