Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39694
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_TúlioFelipeVillafañeRibeiro.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
Autor(es): Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
E-mail do autor: mailto:tuliovillafane@gmail.com
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Docentes
Etnoficção
Autobiografia
Escolas públicas - alunos
Narrativas autobiográficas
Data de publicação: 3-Dez-2020
Referência: RIBEIRO, Rodrigo Matos de. 4 Pétalas: histórias que caem no outono: um estudo etnoficcional sobre a escola pública. 2020. 244 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho parte de quatro biografias realizadas com dois professores e dois alunos que frequentaram a mesma escola pública no ano de 2018. A partir das narrativas autobiográficas, o pesquisador construiu quatro ficções, romances curtos que costuram lembranças, relatos com situações possíveis. O resultado foi a construção de uma etnoficção de um dia típico na escola – um cenário imaginário em que as situações relatadas individualmente nas autobiografias jogam luz sobre o mesmo contexto (a mesma escola). As experiências muitas vezes se entrecruzam por se referirem aos mesmos personagens (sujeitos) e situações, mas são apresentadas a partir de óticas particulares. Ao final das quatro etnoficções, as situações são usadas como motivadores para discussões teóricas e reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. O trabalho analisa, a partir da experiência narrativa e autobiográfica, o trabalho docente e a vida na escola.
Abstract: This work is based on four biographies conducted with two teachers and two students who attended the same public school in 2018. Based on autobiographical narratives, the researcher constructed four fictions, short novels that sew memories, tales with possible situations. The result was the construction of an ethnofiction of a typical day at school - an imaginary scenario in which the situations individually reported in the autobiographies throw light on the same context (the same school). The experiences often intersect by referring to the same characters (subjects) and situations but are presented from particular perspectives. At the end of the four ethnofictions, the situations are used as motivators for theoretical discussions and critical reflection on school life. The work analyzes, from the narrative and autobiographical experience, the teaching work, and life at school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.