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2020_ValtemirdosSantosRodrigues.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Formação docente em metodologia da transmidiação : experimentações em sala de aula
Autor : Rodrigues, Valtemir dos Santos
metadata.dc.contributor.email: valtemir.rodrigues@gmail.com
Orientador(es):: Versuti, Andrea Cristina
Assunto:: Tecnologias digitais de informação, comunicação
Práticas pedagógicas
Professores - formação
Multiletramentos
Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 12-ago-2020
Citación : RODRIGUES, Valtemir dos Santos. Formação docente em metodologia da transmidiação: experimentações em sala de aula. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : Na chamada Era Digital a sociedade passa por transformações constantes e aceleradas que impactam não somente a tecnologia, mas também a maneira de produzir cultura e se relacionar socialmente. A escola, os professores e os alunos são atingidos diretamente por essas transformações, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem ganhe novos desafios. Educar os estudantes nascidos e criados na era tecnológica apenas com as práticas tradicionais sinaliza ser insuficiente. Nesse sentido, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos espaços educativos se mostra como uma possibilidade para romper com as crenças pedagógicas enraizadas no ensino tradicional. Uma tática pensada para isso é a utilização de exercícios de transmidiação de conteúdos nas práticas de ensino, a partir da formação docente. Portanto, esta pesquisa se propôs a investigar os desdobramentos de um curso de formação docente em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula. Desta aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens em suas práticas de ensino, demonstramos por meio desta pesquisa de cunho qualitativo, que a metodologia da transmidiação é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula; implementar atividades pedagógicas diferenciadas; tornar o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem; estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor, uma vez que assume o papel de mediador. Os resultados também evidenciaram que a formação continuada na perspectiva da transmidiação é uma alternativa para minimizar a carência dos professores das escolas públicas por conhecimentos nesta área e, mais que isso, uma ruptura ao pensamento homogeneizador no espaço educacional. O percurso para se chegar a esse resultado iniciou com uma revisão bibliográfica e documental seguida de uma observação não participante do curso em metodologia da transmidiação, em sua versão piloto e regular durante o ano de 2019. As experimentações em sala de aula promovidas pelos docentes do curso também foram acompanhadas em duas turmas, sendo que em uma delas os portfólios foram objetos de análise, bem como foram realizadas entrevistas com quatro professores participantes do curso de formação. Ao final do trabalho, todos os dados produzidos passaram por uma triangulação, confirmando a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu significativamente para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.
Abstract: In the so-called Digital Era, society undergoes constant and accelerated transformations that impact not only technology, but also the way to produce culture and socially relate. Schools, teachers and students are directly connected by these transformations, making the teaching-learning process acquire new challenges. Educating students born and creating in the technological age only with traditional methodological practices is insufficient. In this sense, the use of digital technologies of information and communication in the educational environment shows as a possibility to rupture with the pedagogical beliefs rooted in the traditional teaching. A tactic designed for this is the use of content transmission exercises in teaching practices, therefore, this research aimed to investigate the consequences of a teacher training course in the methodology of transmedia in pedagogical practices in the classroom. From this teaching approach with the uses of technological devices and their languages in their teaching practices, we demonstrate through this qualitative research, that the methodology of transmedia is a possible tactic to bring the student's universe to the classroom; implement differentiated pedagogical activities; making the student the protagonist of their own learning process; encourage collaborative work and decentralize the figure of the teachers in class, since the teachers assume the role of mediator. The results also showed that continuing education in the perspective of transmedia practices is an alternative to minimize the lack of teachers at public schools for knowledge in this subject and, more than that, a rupture with homogenizing thinking in the educational system. The path to reach this result started with a bibliographic and documentary review followed by a non-participant observation of the course in transmidiation methodology, in its pilot and regular version during the year 2019. The classroom experiments promoted by the teachers course was also followed up in two classes, one of which included portfolios for analysis, as well as interviews with four teachers participating in the training course. At the end of the work, all the data produced underwent triangulation, confirming the hypothesis that the methodology of transmidiation contributed significantly to a more creative, independent and collaborative way of learning.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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