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Título: Formação continuada em Geografia : uma análise na rede municipal de ensino em Teresina / PI
Autor(es): Silva, Lineu Aparecido Paz e
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Políticas públicas - avaliação
Professores - formação continuada
Geografia - estudo e ensino
Professor reflexivo
Espaço escolar
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Lineu Aparecido Paz e. Formação continuada em Geografia: uma análise na rede municipal de ensino em Teresina / PI. 2019. 156 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Formação Continuada representa um desafio para a carreira docente, nesse sentido esta pesquisa teve como objetivo proposto analisar como ocorreu o processo de FC dos professores de Geografia no Ensino Fundamental II, em três escolas da rede municipal de ensino de Teresina/PI, no contexto das dinâmicas didáticas e pedagógicas no ambiente de trabalho docente. Como objetivos específicos: discutir os fundamentos teóricos que embasam os processos de FC de professores de Geografia; realizar análise documental acerca das políticas que envolvem a FC; verificar aspectos da FC do professor mediante a observação das aulas de Geografia e discutir os entraves que ocorrem na escola como espaço central para a FC do professor de Geografia. Assim, partimos da suposição que as políticas governamentais e de Estado direcionadas ao fomento da FC, no Município de Teresina/PI, atendem em parte necessidades dos professores no processo de ensinar e aprender Geografia, no âmbito da Rede Municipal de Ensino. Nessa linha de raciocínio defende-se que a escola cosntitui-se o espaço central para a FC do professor de Geografia, por meio da reflexão da prática e das interações estabelecidas entre alunos, professores e coordenadores. Os fundamentos que sustentaram esta investigação estão pautados principalmente em: Candau (2011), ao tratar o processo de formação e conceituar a escola como lócus de formação de professores; Nóvoa (2008) ao estabelecer que a Formação Continuada pode ocorrer na interação, reflexão, contextualização do trabalho docente e na articulação entre teoria e prática; Shön (1987) que considera o professor reflexivo e analisa a experiência profissional como um processo formativo. Assim, é pautada numa abordagem qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: análise documental dos Projetos Político e Pedagógicos de cada escola estudada e respectivos planos de curso dos professores de Geografia dessas; observação das aulas de Geografia, nas três escolas pesquisadas, ao longo do ano de 2018; e entrevista semiestruturada com os três professores de Geografia dessas escolas. Os resultados obtidos apontaram que a relação entre a prática docente em Geografia e as políticas públicas para a FC ocorrem de maneira contraditória, pois tais políticas, pouco contribuíram para o trabalho do professor. Assim, constatou-se que as escolas pesquisadas mostraram contextos distintos que se distanciam das políticas de formação em nível nacional, estadual e municipal e da base legal correspondente. Entretanto, as condições didáticas e pedagógicas, os processos de interação vivenciados no contexto do exercício docente, em seu próprio cotidiano de professor, constituem-se, efetivamente, uma significativa dimensão formativa ao professor de Geografia. A análise dos PNE/PEE e PME mostrou que em nível federal, estadual e municipal existem políticas direcionadas à formação de professores, que podem subsidiar para as situações didáticas e pedagógicas no ambiente de trabalho docente. Apesar disso, existe um distanciamento dessas com a realidade das escolas. Assim verificou que a formação é um processo que passa pela inicial e passa pela continuada mediante o trabalho desenvolvido por cada professor.
Abstract: Continuing Education represents a challenge for the teaching career, in this sense this research aimed to analyze how the process of CF of the teachers of Geography in Elementary School II occurred, in three schools of the municipal school of Teresina / PI, in the context of didactic and pedagogical dynamics in the teaching work environment. As specific objectives: discuss the theoretical foundations that underlie the HR processes of geography teachers; perform documentary analysis on policies involving CF; to verify aspects of the teacher's HR by observing the geography classes and discuss the obstacles that occur in the school as a central space for the geography teacher's HR. Thus, we start from the assumption that government and state policies directed to the promotion of CF, in the municipality of Teresina / PI, partly meet the needs of teachers in the process of teaching and learning geography, within the scope of the Municipal Education Network. In this line of reasoning, it is argued that the school constitutes the central space for the CF of the Geography teacher, through the reflection of the practice and the interactions established between students, teachers and coordinators. The fundamentals that supported this research are mainly based on: Candau (2011), when dealing with the formation process and conceptualizing the school as a teacher training locus; Nóvoa (2008) established that Continuing Education can occur in the interaction, reflection, contextualization of teaching work and in the articulation between theory and practice; Shön (1987) considers the reflective teacher and analyzes the professional experience as a formative process. Thus, based on a qualitative approach, the following methodological procedures were adopted: documentary analysis of the Political and Pedagogical Projects of each school studied and respective course plans of the Geography teachers of these; observation of Geography classes in the three schools surveyed during 2018; and semistructured interview with the three geography teachers of these schools. The results showed that the relationship between teaching practice in geography and public policies for CF occur in a contradictory manner, as such policies contributed little to the teacher's work. Thus, it was found that the schools surveyed showed different contexts that differ from the national, state and municipal training policies and the corresponding legal basis. However, the didactic and pedagogical conditions, the interaction processes experienced in the context of the teaching exercise, in their own teacher's daily life, constitute, effectively, a significant formative dimension to the Geography teacher. The analysis of the PNE / PEE and PME showed that at the federal, state and municipal levels there are policies directed to teacher education, which can support the didactic and pedagogical situations in the teaching work environment. Despite this, there is a distance from these with the reality of schools. Thus found that training is a process that goes from the initial to the continued through the work developed by each teacher
Resumen: La educación continua representa un desafío para la carrera docente, en este sentido esta investigación tuvo como objetivo analizar cómo ocurrió el proceso de FQ de los profesores de Geografía en la Escuela Primaria II, en tres escuelas de la escuela municipal de Teresina / PI, en el contexto de dinámicas didácticas y pedagógicas en el entorno laboral docente. Como objetivos específicos: discutir los fundamentos teóricos que subyacen a los procesos de recursos humanos de los profesores de geografía; realizar análisis documentales sobre políticas relacionadas con la FQ; verificar aspectos de los recursos humanos del maestro observando las clases de geografía y discutir los obstáculos que ocurren en la escuela como un espacio central para los recursos humanos del maestro de geografía. Por lo tanto, partimos de la suposición de que las políticas gubernamentales y estatales dirigidas a la promoción de la FQ, en el municipio de Teresina / PI, satisfacen en parte las necesidades de los maestros en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la geografía, dentro del alcance de la Red Municipal de Educación. En esta línea de razonamiento, se argumenta que la escuela constituye el espacio central para el CF del profesor de Geografía, a través de la reflexión de la práctica y las interacciones establecidas entre estudiantes, profesores y coordinadores. Los fundamentos que respaldaron esta investigación se basan principalmente en: Candau (2011), cuando se trata del proceso de formación y conceptualiza la escuela como un lugar de formación docente; Nóvoa (2008) estableció que la Educación Continua puede ocurrir en la interacción, reflexión, contextualización del trabajo docente y en la articulación entre teoría y práctica; Shön (1987) considera al profesor reflexivo y analiza la experiencia profesional como un proceso formativo. Así, con base en un enfoque cualitativo, se adoptaron los siguientes procedimientos metodológicos: análisis documental de los Proyectos Políticos y Pedagógicos de cada escuela estudiada y los respectivos planes de curso de los profesores de Geografía de estos; observación de clases de geografía en las tres escuelas encuestadas durante 2018; y entrevista semiestructurada con los tres profesores de geografía de estas escuelas. Los resultados mostraron que la relación entre la práctica docente en geografía y las políticas públicas para la FQ se produce de manera contradictoria, ya que tales políticas contribuyeron poco al trabajo del maestro. Por lo tanto, se encontró que las escuelas encuestadas mostraron diferentes contextos que difieren de las políticas de capacitación nacionales, estatales y municipales y la base legal correspondiente. Sin embargo, las condiciones didácticas y pedagógicas, los procesos de interacción experimentados en el contexto del ejercicio de enseñanza, en la vida diaria de su propio profesor, constituyen, efectivamente, una dimensión formativa significativa para el profesor de Geografía. El análisis de PNE / PEE y PME mostró que a nivel federal, estatal y municipal existen políticas dirigidas a la formación docente, que pueden apoyar las situaciones didácticas y pedagógicas en el entorno de trabajo docente. A pesar de esto, hay una distancia de estos con la realidad de las escuelas. Así se encontró que la capacitación es un proceso que va desde lo inicial hasta lo continuo a través del trabajo desarrollado por cada maestro.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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