Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39105
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_NatháliadeLimaMedeiros.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A servitização nas cafeterias independentes do Brasil : a percepção em relação aos serviços dos fornecedores de café.
Autor : Medeiros, Nathália de Lima
Orientador(es):: Carvalho, José Márcio
Assunto:: Cafés especiais
Cafeterias
Cadeia de suprimentos
Qualidade de serviço
Fecha de publicación : 6-jul-2020
Citación : MEDEIROS, Nathália de Lima. A servitização nas cafeterias independentes do Brasil: a percepção em relação aos serviços dos fornecedores de café. 2020. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : A cadeia do mercado de café tem sofrido transformações em função das mudanças do comportamento do consumidor. Por esse motivo os processos de produção de café também têm sofrido transformações, visando atender as exigências do consumidor com objetivo de ofertar um produto de qualidade. Tendo em vista esse fato, verificou-se que o número de empresas agregando valor através de serviços aos seus negócios vem aumentando cada vez mais. Na busca pela competitividade, permanência no mercado e a confiança em seus serviços prestados, elas vêm criando ideias inovadoras de forma estratégica para alcançar seus objetivos. O processo de agregar valor por meio dos serviços é denominado de servitização. A literatura referente a essa temática voltada para a relação fornecedor e consumidor ainda é muito escassa. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar os serviços recebidos pelas cafeterias de cafés especiais por parte de seus fornecedores de cafés. Para compreender se os fornecedores estão configurados no campo da servitização, foram selecionadas cafeterias independentes de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Por meio de um questionário on-line foram coletadas informações referentes aos serviços ofertados pelos fornecedores de cafés, serviços que as cafeterias esperam que sejam ofertados e serviços ofertados classificados segundo o nível de servitização. Identificou-se que as informações referentes aos cafés não tem correlação com o nível de servitização, ou seja, ela se enquadra somente como uma informação e não um serviço prestado. Não existe diferenciação de serviços básicos e avançados nas ofertas dos serviços do fornecedores de cafés. Foi verificado que a indústria de cafés especiais estão em transição e que parte dos serviços são ofertados por fornecedores de cafés e parte dos serviços que se espera não são ofertados. Desta forma os processos dos fornecedores de cafés ainda estão orientados aos produtos.
Abstract: The coffee market chain has undergone changes due to changes in consumer behavior. For this reason, coffee production processes have also undergone transformations, aiming to meet consumer demands in order to offer a quality product. In view of this fact, it was found that the number of companies adding value through services to their businesses has been increasing more and more. In the search for competitiveness, permanence in the market and confidence in their services, they have been strategically creating innovative ideas to achieve their goals. The process of adding value through services is called servitization. The literature on this topic focused on the supplier and consumer relationship is still very scarce. Thus, the objective of this work was to identify and characterize the services received by specialty coffee cafeterias from their coffee suppliers. To understand whether suppliers are configured in the field of servitization, independent coffee shops from Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória were selected. Through an online questionnaire, information was collected regarding services offered by coffee suppliers, services that coffee shops expect to be offered and services offered classified according to the level of servitization. It was identified that the information related to coffees has no correlation with the level of servitization, that is, it fits only as information and not a service provided. There is no differentiation between basic and advanced services in the service offerings of coffee suppliers. It was found that the specialty coffee industry is in transition and that part of the services are offered by coffee suppliers and part of the expected services are not offered. In this way, the processes of the coffee suppliers are still product oriented.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39105/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.