Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38047
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREPRINT_DesafiosPraticosReflexivos.pdf407,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
Outros títulos: ‘Practical and reflective’ challenges for occupational therapy’s undergraduation courses in pandemic times
Autor(es): Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
Assunto: Terapia ocupacional
Ensino
Pesquisa
Covid-19
Data de publicação: 16-Jun-2020
Referência: BORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.
Resumo: A pandemia de COVID-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam a mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta as questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando junto aos pares maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, a partir desta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, a partir de um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho pretende refletir acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. Contudo, observa-se ainda um cenário um tanto desarticulado na área, entre instituições significativamente diferentes, públicas e privadas.
Abstract: The COVID-19 pandemic has conduced to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered as vectors for undergraduate courses during pandemic addressing, and it’s necessary to produce reflection for this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (Brazilian Occupational Therapy Education and Research Association), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper intends to reflect on decision making about pedagogical, ethical and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic. However, there is still a somewhat disjointed scenario in the area and realities significantly different, between public and private institutions.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Terapia Ocupacional (FCE-TER)
Informações adicionais: O preprint foi submetido para publicação em um periódico.
Licença: Copyright (c) 2020 Patricia Leme de Oliveira Borba, Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Beatriz Prado Pereira, Gabriela Pereira Vasters, Ricardo Lopes Correia, Rafael Garcia Barreiro. (CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.
DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.