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PREPRINT_DesafiosPraticosReflexivos.pdf407,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorba, Patrícia Leme de Oliveira-
dc.contributor.authorBassi, Bianca Gonçalves de Carrasco-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Prado-
dc.contributor.authorVasters, Gabriela Pereira-
dc.contributor.authorCorreia, Ricardo Lopes-
dc.contributor.authorBarreiro, Rafael Garcia-
dc.date.accessioned2020-06-16T16:23:25Z-
dc.date.available2020-06-16T16:23:25Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.identifier.citationBORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38047-
dc.descriptionO preprint foi submetido para publicação em um periódico.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam a mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta as questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando junto aos pares maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, a partir desta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, a partir de um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho pretende refletir acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. Contudo, observa-se ainda um cenário um tanto desarticulado na área, entre instituições significativamente diferentes, públicas e privadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternative‘Practical and reflective’ challenges for occupational therapy’s undergraduation courses in pandemic timespt_BR
dc.typePreprintpt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2020 Patricia Leme de Oliveira Borba, Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Beatriz Prado Pereira, Gabriela Pereira Vasters, Ricardo Lopes Correia, Rafael Garcia Barreiro. (CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790pt_BR
dc.description.abstract1The COVID-19 pandemic has conduced to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered as vectors for undergraduate courses during pandemic addressing, and it’s necessary to produce reflection for this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (Brazilian Occupational Therapy Education and Research Association), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper intends to reflect on decision making about pedagogical, ethical and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic. However, there is still a somewhat disjointed scenario in the area and realities significantly different, between public and private institutions.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2286-2758pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6258-7180pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8624-7615pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2077-5834pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3108-2224pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6699-2386pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Terapia Ocupacional (FCE-TER)pt_BR
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UnB - Covid-19

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