Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37688
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_DecioGorini.pdf
Restrito
4,51 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Trilhas do sertão : música e imagem na representação do sertão no cinema brasileiro recente
Autor(es): Gorini, Décio
Orientador(es): Lopes, Denílson
Assunto: Sertão - Brasil
Brasil - história
Cinema brasileiro
Trilha sonora
Data de publicação: 12-Mai-2020
Referência: GORINI, Décio. Trilhas do sertão: música e imagem na representação do sertão no cinema brasileiro recente. viii, 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Este trabalho tem como principais objetivos analisar o intercâmbio de sentido entre música e imagem no âmbito do cinema narrativo e, de modo mais específico, examinar como isto se dá em determinada parcela da produção cinematográfica recente que se debruça sobre a temática do sertão. Herdada inicialmente da literatura, desdobra-se desde os primórdios do cinema no Brasil uma tendência em se discutir a identidade nacional a partir da perspectiva rural, da periferia para o centro. Neste sentido, a representação cinematográfica do sertão tem se deslocado em direção a uma abordagem alegórica, ou seja, do sertão como terreno simbólico. A música, enquanto integrante da linguagem cinematográfica, participa, portanto, de maneira discreta mas efetiva, deste processo de representação de um sertão cinematográfico: sertão enquanto instância privilegiada para a discussão, no âmbito do cinema, dos problemas nacionais.
Abstract: The main objectives of this study are the analysis of the parameters shared between music and image in the narrative cinema, and the understanding of how this takes part in a specific type of the Brazilian recent cinematographic production, the one that leads with, and pictures, the sertão. With its first origins in the literature, the growing of a tendency of discussing the national identity based on the rural perspective has taken part of the Brazilian cinema as well. Thus, the cinematographic representation of the sertão is toward an allegorical approach, in other words, as a symbolic environment. Furthermore the music, as part of the cinematographic communication, participates discreetly, though efFectively, of this process of representing a cinematographic sertão, that is, the sertão as a perfect stage for the discussion of the national problems.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.