Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37267
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PamelaCordeiroMarquesCorrêa.pdf17,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaass, Marisa Cobbe-
dc.contributor.authorCorrêa, Pamela Cordeiro Marques-
dc.date.accessioned2020-03-31T21:45:01Z-
dc.date.available2020-03-31T21:45:01Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.date.submitted2019-07-23-
dc.identifier.citationCORRÊA, Pamela Cordeiro Marques. Desobediência tecnológica e gambiarra: o design espontâneo periférico como caminho para outros futuros. 2019. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37267-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a relação que comunidades de Recife e Rio de Janeiro mantêm com seu design espontâneo, isto é, com as soluções projetuais intuitivas criadas por suas populações em resposta a situações de falta de recursos, know-how e/ou o ferramental tradicionalmente associado à profissão de design. A análise é feita a partir do conceito de desobediência tecnológica definido pelo designer cubano Ernesto Oroza — o hábito estimulado pelo governo de Cuba de contornar a escassez com criatividade — em contraste com a prática de improvisação socialmente estigmatizada, identificada por aqui como gambiarra. A partir da observação das convergências e divergências entre estes fenômenos, é possível entender como eles se relacionam com as características socioculturais e materiais dos cenários nos quais emergem. Por fim, é realizada uma reflexão sobre os contextos sociais em questão, que permite sugerir práticas de design — em seu aspecto espontâneo, coletivo e comunitário — com potencial de transformação social a partir de uma perspectiva emancipadora.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesobediência tecnológica e gambiarra : o design espontâneo periférico como caminho para outros futurospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesign espontâneopt_BR
dc.subject.keywordAutonomia produtivapt_BR
dc.subject.keywordTransformação socialpt_BR
dc.subject.keywordOroza, Ernesto, 1968- análise da obrapt_BR
dc.subject.keywordDesobediência tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis investigates how neighborhoods in Rio de Janeiro and Recife perceive their spontaneous design; that is, the intuitive project solutions created by their populations due to lack of resources, know-how and/or the tools traditionally associated with the design profession. The analysis is built upon the concept of “technological disobedience” described by Cuban designer Ernesto Oroza – the custom encouraged by the Cuban government of using creativity in order to deal with scarcity, and the cultural impact generated by said custom – and its contrast to the Brazilian socially stigmatized quick-fix practice called "gambiarra" (roughly meaning "jury-rigging"). From the observation of convergences and divergences between both phenomena, it is possible to understand how they relate to the material and sociocultural characteristics of the environments from which they emerge. Lastly, a reflection is made on the social contexts in question, allowing the suggestion of practices of design – in its spontaneous, collective and communal aspect – with potential for social change from an emancipatory perspective.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.