Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36368
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EscritaCenaSubstitutiva.pdf459,04 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A escrita como cena substitutiva da Pólis : memória, silêncio e testemunho em Salinas Fortes
Auteur(s): Costa, Gilmário Guerreiro da
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-0307-0798
Assunto:: Memória
Silêncio
Testemunho
Tortura
Ditadura
Date de publication: 2019
Editeur: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Référence bibliographique: COSTA, Gilmário Guerreiro da. A escrita como cena substitutiva da Pólis: memória, silêncio e testemunho em Salinas Fortes. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 331-346, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.018. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400331. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: A narrativa de memórias pode ser o espaço de articulação entre as vivências do sujeito e o movimento da coletividade. Os dois níveis se sobrepõem especialmente no relato pessoal de eventos históricos traumáticos. A escrita assumiria nesse caso a função de cena substitutiva da pólis. É o caso do livro Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes. Nessa obra sobressaem a articulação de elementos autobiográficos, busca e desencontro de si e testemunho das prisões que enfrentou por motivos políticos durante a ditadura militar brasileira. A tortura física e psicológica que sofreu projeta as suas sombras em todas as páginas, de que resulta a impossibilidade de uma escrita confessional completa e bem-sucedida, seja no plano autobiográfico, seja no político.
Abstract: Memorial narratives may be the locus of articulation of a subject’s experiences and collective movement. These two levels overlap, particularly in personal reports of traumatic historical events. Writing would assume in such cases the function of a substitutive scene of the polis. This is the case of the book Retrato calado (The silent picture), by Luiz Roberto Salinas Fortes. This work highlights the articulation of autobiographical elements, the subject’s pursuits and mistakes, and the testimony his imprisonment for political reasons during the military dictatorship in Brazil. The physical and psychological tortures he suffered project their shadows onto the pages, resulting in the impossibility of a complete and successful confessional text, whether in the autobiographical or political sphere.
Licença:: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.018
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36368/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.