Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36122
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EduardoDiasLeite.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análisis de la transmisión del conocimiento entre los operarios del distrito industrial : un estudio comparativo entre Brasil y España
Autor(es): Leite, Eduardo Dias
Orientador(es): Molina Morales, Francesc Xavier
Reyes Júnior, Edgar
Coorientador(es): Martínez Cháfer, Luis
Assunto: Transmissão do conhecimento
Conhecimento tácito
Conhecimento estratégico
Data de publicação: 16-Jan-2020
Referência: LEITE, Eduardo Dias. Análisis de la transmisión del conocimiento entre los operarios del distrito industrial: un estudio comparativo entre Brasil y España. 2019. 301 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Programa de Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília, Escuela de Doctorado de la Universitat Jaume I, Castelló de la Plana, 2019.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a influência da transmissão de conhecimento entre os trabalhadores de um distrito industrial, com um estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. Especificamente, este estudo tem como foco investigar os operários dedicados à produção, analisando como é a transmissão do conhecimento entre eles e qual a participação da empresa e demais órgãos nesse processo. O estudo empírico realizado para confirmar a proposta teórica foi feito em uma amostra representativa dos trabalhadores do distrito industrial da cerâmica de Castellón, na Espanha, e no distrito agroindustrial de Anápolis, no Brasil. A metodologia utilizada foi tanto qualitativa, com uma entrevista dirigida aos representantes dos trabalhadores, quanto quantitativa, com uma pesquisa voltada para os trabalhadores operarios. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e com informações fornecidas pelas instituições envolvidas no processo. As principais conclusões que obtivemos foram as seguintes: na Espanha, há uma maior interação das empresas com a universidade e no Brasil esse processo de formação profissional ocorre mais por ações do governo; na Espanha, a maior parte do conhecimento é específico do setor, enquanto no Brasil, o conhecimento prévio é mais forte entre os trabalhadores; o fato de pertencer às mesmas associações profissionais e de ter recebido treinamento nas mesmas instituições tornam as relações pessoais e pro-fissionais mais fortes entre os trabalhadores e facilitam a transmissão de novos conhe-cimentos. As principais contribuições desta pesquisa foram apresentar o foco da pes-quisa nos trabalhadores operários de um distrito industrial, uma vez que a maioria dos estudos enfoca os gestores; descobrir as diferenças entre os clusters top-down e bottom-up. No trabalho se observa que as iniciativas impostas pelo governo não têm o mesmo efeito distrital que aquelas que crescem organicamente como é o caso do distrito cerâ-mico. Além dos resultados estatísticos das pesquisas, comentários e percepções sobre o processo de transmissão do conhecimento por meio de entrevistas realizadas nos dois distritos industriais, que ajudam a aprofundar a análise desse tema. As principais con-tribuições residem no nível de análise escolhido para realizar a pesquisa. Enquanto a maioria dos estudos se concentra em gerentes, nesta tese de doutorado o centro de aná-lise está nos trabalhadores operários do distrito industrial. Portanto, um novo ponto de vista sobre a questão é fornecido, contando com os principais atores envolvidos nos processos de transmissão de conhecimento. Além disso, os resultados desta tese dou-toral fornecem informações valiosas sobre as diferenças entre clusters top-down e bot-tom-up. De fato, o trabalho visto como iniciativas impostas pela administração e deci-sões governamentais, não têm o mesmo efeito distrito que as que crescem organica-mente como é o caso do distrito cerâmico. Finalmente, a tese doutoral fornece análise estatística dos resultados das pesquisas, comentários e percepções sobre o processo de transmissão de conhecimento, através de entrevistas nos dois distritos industriais, que ajudam a aprofundar a análise desse tema.
Abstract: This paper presents a study on the influence of the transmission of knowledge among the workers of an industrial district, with a comparative study between Spain and Brazil. Specifically, this study focuses on investigating operators dedicated to production, ana-lyzing how is the transmission of knowledge between them and what is the participation of the company and other agencies in this process. The empirical study carried out to confirm the proposed theoretical proposal, has been made on a representative sample of the workers of the industrial district of the ceramics of Castellón, Spain and the agro-industrial district of Anápolis in Brazil. The methodology used has been both qualitative, with an interview aimed at workers' representatives, and quantitative, with a survey aimed at workers. In addition, a bibliographical research has been carried out and with information provided by the institutions involved in the process. The main conclusions we have obtained have been the following: in Spain there is a greater interaction of com-panies with the university and in Brazil that training process occurs more because of the government's actions; in Spain most of the knowledge is specific to the sector, while in Brazil the prior knowledge is stronger among the operators; the fact of belonging to the same professional associations and having received training in the same institutions make the personal and professional relationships stronger among the workers and facil-itate the transmission of new knowledge. The main contributions of this research were to present the focus of the research in the workers of an industrial district, since most of the studies focus the managers; discover the differences between top-down and bottom-up clusters. In this work we observe that the initiatives imposed by the government do not have the same district effect as those that grow organically as is the case of the ce-ramic district. In addition to the statistical results of the surveys, comments and percep-tions about the process of knowledge transmission through interviews conducted in the two industrial districts, which help to deepen the analysis of this topic.
Resumen: Este trabajo presenta un estudio sobre la influencia de la transmisión de conocimiento entre los operarios de un distrito industrial, con un estudio comparativo entre España y Brasil. Concretamente, este estudio se centra en investigar a los operarios dedicados a la producción, analizando cómo es la transmisión de conocimiento entre ellos y cuál es la participación de la empresa y otros organismos en este proceso. El estudio empírico realizado para confirmar la propuesta teórica planteada, se ha realizado sobre una mues-tra representativa de los operarios del distrito industrial de la cerámica de Castellón, España y del distrito agroindustrial de Anápolis en Brasil. La metodología utilizada ha sido tanto cualitativa, con una entrevista dirigida a los representantes de los trabajado-res, como cuantitativa, con una encuesta dirigida a los trabajadores operarios. Además, se ha realizado una investigación bibliográfica y con informaciones proporcionadas por las instituciones implicadas en el proceso. Las principales conclusiones que hemos ob-tenido han sido las siguientes: en España hay una mayor interacción de las empresas con la universidad y en Brasil ese proceso de formación ocurre más por la actuación del gobierno; en España la mayoría del conocimiento es específico del sector, mientras que en Brasil el conocimiento previo es más fuerte entre los operarios; el hecho de pertenecer a las mismas asociaciones profesionales y haber recibido formación en las mismas instituciones hacen las relaciones personales y profesionales más fuertes entre los operarios y facilitan la transmisión de nuevos conocimientos. Las principales con-tribuciones residen en el nivel de análisis escogido para realizar la investigación. Mien-tras la mayoría de estudios se centran en los managers, en esta tesis doctoral el centro del análisis reside en los trabajadores operarios del distrito industrial. Por lo tanto se aporta un nuevo punto de vista sobre la cuestión contando con los principales actores implicados en los procesos de transferencia de conocimiento. Además, los resultados de esta tesis dotoral aportan información valiosa sobre las diferencias entre clusters top-down y bottom-up. De hecho, en el trabajo se aprecia como iniciativas impuestas por la administración y decisiones gubernamentales, no tienen el mismo efecto distrito que las que crecen de manera orgánica como es el caso del distrito cerámico. Finalmente, la tesis doctoral aporta resultados estadísticos provenientes del análisis de las encuestas, comentarios y percepciones sobre el proceso de transmisión de conocimiento a través de entrevistas realizadas en los dos distritos industriales, que ayudan a profundizar en el análisis de ese tema.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Escuela de Doctorado de la Universitat Jaume I, Programa de Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília, Escuela de Doctorado de la Universitat Jaume I, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituto Federal de Brasília (IFB).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.