Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35065
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_RosinaldoDomingosdeOliveiraMelo.pdf5,68 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A utilização do livro didático de biologia do PNLD por professores de uma escola de ensino médio regular urbano da coordenação regional de ensino do Gama - Distrito Federal
Auteur(s): Melo, Rosinaldo Domingos de Oliveira
Orientador(es):: Araujo, Carla Medeiros y
Assunto:: Livros didáticos - biologia
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos - uso
Ensino médio
Professores - prática de ensino
Date de publication: 12-jui-2019
Référence bibliographique: MELO, Rosinaldo Domingos de Oliveira. A utilização do livro didático de biologia do PNLD por professores de uma escola de ensino médio regular urbano da coordenação regional de ensino do Gama - Distrito Federal. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O livro didático, apesar de não ser o único, é o principal recurso didático utilizado em sala de aula e apresenta diversas definições e funções. Apesar dessa centralidade, pouco se conhece sobre seu cotidiano e percepções dos seus usuários. A quase totalidade das pesquisas realizadas sobre o tema no Brasil não tem como foco o seu uso. Assim, esta pesquisa procurou entender como se dá a relação do professor com o livro didático e teve como objetivo geral verificar se e como o professor faz uso do livro didático de biologia distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 no âmbito de uma escola pública situada na Coordenação Regional de Ensino do Gama - Distrito Federal. Teve como objetivos específicos descritivos: 1 - observar as aulas dos professores de biologia para verificar se o livro didático de biologia é inserido neste contexto pedagógico, e, uma vez confirmado, como esta inserção é efetuada e 2 - caracterizar como o professor de biologia utiliza esse livro didático em sua prática pedagógica. O estudo deu-se por meio da metodologia qualitativa e a coleta de dados mediante as técnicas do uso do caderno de campo, observação de um conjunto de aulas e aplicação de entrevistas semiestruturadas para todos os professores que lecionavam, no período diurno, a disciplina de biologia na instituição. Após coletados, analisados, categorizados e triangulados, os dados permitiram concluir que os professores, foco deste estudo, utilizavam o livro didático de biologia de variadas maneiras, explorando suas funções de forma autônoma seja na construção do planejamento individual e em grupo e como um facilitador de aprendizagem em sala de aula. Outra constatação foi que a seleção da coleção didática adotada pela escola ocorreu de forma apressada, mediante análise de alguns livros físicos e sem a utilização do guia do livro didático do MEC, estando atrelada à similaridade entre os conteúdos abordados em cada volume da coleção com os determinados pelo currículo em voga no Distrito Federal. Apesar de importantes, os resultados deste estudo não devem ser generalizados para todas as instituições de ensino, cabendo a realização de outras pesquisas que explorem a temática.
Abstract: The textbook, although not the only one, is the fundamental instructional resource adopted in the classroom and reveals several definitions and functions. Despite this critical position, little is known about its day-to-day and users’ perceptions. Almost all of the researches accomplished on the topic in Brazil does not focus on its use. Therefore, this study searched to understand how the teacher relationship with the textbook occurs and it had as general objective to verify if and how the teacher makes use of the biology textbook distributed by the Brazilian National Textbook Program- PNLD 2018 within a public school located in the Gama Regional Educational Coordination - Federal District. This research had as descriptive specific objectives: 1 - to observe the biology teachers’ classes to verify if the biology textbook is inserted in this pedagogical context, and, once confirmed, how this inclusion is performed and 2 - to characterize how the biology teacher utilizes this textbook in his//her pedagogical practice. This study was carried out by means of qualitative methodology and the data collection occurred by a field notebook, observation of a set of classes and application a of semi-structured interviews with all teachers who taught biology in the daytime in the institution. After data collecting, analysis, categorize and triangulation, the results allowed us to conclude that the teachers, focus of this study, employed biology textbook in diverse ways, exploring its functions autonomously both in the elaboration of individual and group planning and as a classroom learning promoter. Another conclusion was that the selection of the textbook collection adopted by this school occurred in a cursory approach, through analysis of some textbooks copies without applying the MEC’s textbook guide. This selection process was linked to the similarity between the contents approached in each volume of the collection with those determined by the curriculum adopted in the Federal District. Although pertinent, the results of this study should not be generalized to all educational institutions, being necessary more investigation about this research theme.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35065/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.